Tamanho do Texto:
A+
A-

Alegria de crer

Publicado por Frei Venildo Trevizan | 09/04/2018 - 10:47

A vida humana encontra-se repleta de opções e de escolhas. E a felicidade dependerá de quais escolhas fizer e de quais opções assumir. Vemos muitas pessoas serem assaltadas por dívidas e por indecisões. Têm medo de assumir e têm medo de enfrentar. São prisioneiras da indecisão de optar por um ou por outro caminho.

Essa situação torna-se constrangedora não só para quem se encontra prisioneiro dessa indecisão, mas tambem para quem convive com essas pessoas. Tudo ao redor cheira a pessimismo e a desânimo. Ninguém merece isso, pois afeta o relacionamento com os demais e os projetos pessoais. Perde oportunidades preciosas de realizar algo de valor.

Não será fácil para quem caiu nesse mar de duvidas recuperar o ânimo, reacender a chama da esperança e reabastecer a coragem de ultrapassar as dúvidas e entrar feliz no caminho da alegria de crer e de confiar em suas capacidades que se encontravam adormecidas.

Nada mais confortador do que apostar nas capacidades pessoais e assumir a tarefa de direcionar seus pensamentos e seus sentimentos rumo a um ideal que lhe garanta segurança no que faz e alegria no que crê.

Assim certamente deixará de duvidar. Deixará de fazer papel de bobo. Deixará o comodismo e assumirá a tarefa de sua missão com a coragem de um desbravador e com a humildade de um sábio, com a crença de um santo e com o amor de um cristão.

Não importa se o mundo não reconhece. Importantes serão a satisfação e o prazer de encontrar a si mesmo com seus valores e fraquezas, com suas riquezas e misérias, mas com o coração feliz por ter acreditado. Acreditando e caminhando. Caminhando e descobrindo valores. E nos valores concretizando sua felicidade.

E a grandeza da felicidade está agora em constatar que ainda existem muitos homens e mulheres andando nas trevas da descrença e da revolta. E precisam de luz. E precisam de ajuda. E precisam de perdão. E esse perdão será o marco de um novo começo. Começo que leve a olhar a vida por outro ângulo. Não mais pela descrença, mas pela luz renovada da fé.

Eis o compromisso. Eis a oportunidade fecunda de amor e de generosidade que podem modificar comportamentos e atitudes. Eis que abandonarão seus caminhos escuros e entrarão pelos caminhos da luz e da alegria.

Não mais viverão apegados a si, mas se tornarão servidores do bem e da verdade. Serão alimentadores da liberdade e do bem estar. Serão condutores de uma nova vida

E todos encontrarão e celebrarão a enorme e profunda alegria de crer. Em suas mentes não haverá mais dúvidas, mas certezas. Em seus corações não haverá mais angustia e insatisfação, mas somente amor e doação. Em seus gestos não haverá mais egoísmo, mas desprendimento e disponibilidade em servir.

E Deus não será mais alguém distante e nem desconhecido. Será companheiro e amigo de todas as horas e acontecimentos. E a fé não será mais um desafio, mas uma força que contribuirá para a alegria de crer e de amar.

Sobre o autor
Frei Venildo Trevizan
Sacerdote. Nasceu no ano de 1939 em Paraí-RS. Filho de Ângelo Trevizan e Carmela Richetti.