Tamanho do Texto:
A+
A-

Alegria do Natal

Publicado por Frei Venildo Trevizan | 23/12/2017 - 00:01

É hora da alegria! É oportunidade de dar graças, louvar e bendizer a vida que nós, os seres humanos, esforçamos em viver. Vida que tem seus momentos de euforia e tem outros momentos de apreensão, de angústia e de incertezas. Mas é vida que continua circulando nas veias enriquecendo as qualidades individuais e a convivência solidária.

É hora da alegria, pois é Natal. E Natal lembra vida. Vida lembra esperança. Esperança lembra confiança. Confiança lembra empenho. Empenho lembra amor. E amor lembra comprometimento com a causa que abraçou, com os projetos que sonhou e com os compromissos que assumiu.

É hora da alegria! Mesmo que nem todos tenham razões de se alegrar, é possível celebrá-la no íntimo do coração. Mesmo que as circunstancias não favoreçam, é preciso expressar atitudes de alegria. Afinal, a humanidade está celebrando o acontecimento que mudou a história e transformou o mundo. Nova luz! Nova esperança! Nova vida!

É hora da alegria! Um filho nos foi dado. Um Salvador nos foi enviado. Um novo caminho foi traçado. E tudo foi mudado. E não há outra alternativa a não ser aceitar isso e abraçar essa nova realidade deixando o medo para traz, eliminando a inveja e o ciúme e construindo a solidariedade e a felicidade entre todos.

É hora da alegria! Natal é oportunidade de se reafirmarem os laços de amizade e de convivência celebrando a troca de presentes. Presentes que lembram o grande e sagrado presente que o céu ofereceu à terra. Presente em que o divino se fez humano e o humano se fez divino.

É hora da alegria! Seria maravilhoso se aqueles que imaginam serem donos do mundo se fizessem simples e humildes pastores proclamando e construindo a paz entre os povos. Seria maravilhoso se as famílias celebrassem a união e o respeito entre todos e entoassem com toda a humanidade: Noite feliz! Dia feliz! Família feliz! Mundo feliz!

É hora da alegria! A humanidade precisa respeitar o desejo de Deus manifestado ao mundo pelos anjos quando entoaram esse hino: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade!” A humanidade precisa voltar para Deus e reconhecer que sem ele não será possível viver a paz tão sonhada e cada dia mais distante dos anseios dos oprimidos pela ganância dos poderosos.

É hora da alegria! Poderá continuar sendo um sonho, mas acredito que haveremos de superar as dificuldades. Haveremos de olhar nos olhos uns dos outros. Haveremos de nos dar as mãos. E haveremos de nos congratular como vencedores. Nada de desânimo! É preciso apostar no bem. Nada de medo! É preciso comprometer-se no amor.

É hora da alegria! É hora de associar-se aos que crêem em Deus e se empenham na construção de um mundo solidário e fraterno. É oportunidade rica em sentimentos de atenção para com os empobrecidos. É oportunidade preciosa em fazer alguém sorrir, se alegrar e passar alguns momentos de plena alegria e felicidade.

É hora da alegria em celebrar um Natal Feliz e abençoado junto aos familiares. É hora abençoada para troca de presentes, para abraços sinceros e para desejos verdadeiros.

Sobre o autor
Frei Venildo Trevizan
Sacerdote. Nasceu no ano de 1939 em Paraí-RS. Filho de Ângelo Trevizan e Carmela Richetti.