Tamanho do Texto:
A+
A-

Momento Paz e Bem!

Publicado por Frei Júnio Cesar Roza | 11/10/2018 - 10:00

Momento Paz e Bem

Celebramos no último dia 4 de outubro a festa em louvor a São Francisco de Assis. Me veio assim uma pergunta: nossa paróquia nasceu, cresceu e caminhou sempre dentro do carisma e da espiritualidade Franciscana, por isso a curiosidade nesse tempo todo quais sinais a nossa presença de Frades Menores Capuchinhos tem deixado na vida das pessoas? Que marca nos identifica?

Algo que quando falamos já automático remete ao nosso carisma. Com certeza a saudação fraterna de Paz e Bem.  Mas fico me perguntando, será que as pessoas sabem o significado de tal saudação?

Por isso resolvi fazer esse momento para revelar o significado de Paz e Bem.

A saudação Franciscana tem sua origem na descoberta e na vocação do envio dos discípulos. Francisco ao ler o evangelho de Jesus segundo Lucas, (10,5) fala na saudação “a paz esteja nesta casa”. Francisco acrescentou que a paz seja dada a todos. A paz interior como fundamento da paz exterior, trata-se da paz do coração, anunciar a paz e testemunha-la com doçura, mansidão.

Da vivência da paz nasce o bem.  O bem que a paz faz brotar.

Deus sumo bem é a experiência fundamental de Francisco. A paz e o bem são assim elementos constitutivos da presença amorosa de Deus na vida de Francisco e de seus seguidores, como resposta de amor.  O Bem é Deus-Amor, a Paz vem de Deus-Amor.

Logo Paz e Bem, mais do que uma saudação é um convite à caridade, daí que a paz só se constrói por meio da caridade nos levando assim a um processo de conversão ao Bem, Sumo Bem, Todo Bem, como absoluto da minha vida, vivendo na perfeita alegria e sincera gratidão.

Olha lá hein

Viva intensamente

A nossa saudação Franciscana e fraterna de Paz e Bem!

Sobre o autor
Frei Júnio Cesar Roza

Sacerdote. Nasceu no ano de 1972 em Araçatuba-SP.

Filho de Antônio Roza e Leontina da Silva Roza.

Fez sua Profissão Temporária no dia 05 de dezembro de 1999 na Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Paróquia Santo Antônio das Grimpas) em Nova Fátima, distrito de Hidrolândia-GO.
Profissão Perpétua no dia 16 de julho de 2006 na Comunidade São Francisco de Assis em Quebra Coco, distrito de Sidrolândia-MS.
Ordenação Diaconal no dia 06 de abril de 2008 na Paróquia Santo Antônio em Goiânia-GO.
Ordenação Presbiteral no dia 21 de dezembro de 2008 na Paróquia Nossa Senhora da Abadia em Sidrolândia-MS.