Espiritualidade

O natal de Francisco

Francisco de Assis possuía o desejo de observar o evangelho em tudo e imitá-lo com perfeição. Na cidade de Greccio, na Itália, Francisco quis vivenciar na humildade o evangelho da encarnação. Francisco falou: “Quero lembrar o menino que nasceu em Belém, os apertos que passou, como foi posto num presépio, e ver…
Espiritualidade

Tempo de espera

É tempo de esperar. É tempo de preparar. Está chegando o Natal, nascimento de Nosso Senhor Jesus. Mas, antes de comemorarmos o seu nascimento, é preciso viver o tempo de espera. Durante a quaresma, realizamos jejuns, rezamos a Via Sacra. Fizemos procissões, encenações da paixão e morte de Cristo, adoração à…
Espiritualidade

O inferno são os outros

O filósofo francês, Jean Paul Sartre, construiu essa máxima moral, afirmando que o “inferno são os outros”. E ele tem razão. As outras pessoas fazem um inferno na nossa vida. Elas tumultuam. Criam confusão. Não nos deixam em paz, nos provocam. Quantas vezes, nós…
Espiritualidade

Morte e Amor.

Uma das questões existenciais que, talvez, mais nos aflige é a questão da morte. A pergunta do nosso ser existencial é: “estamos dispostos a morrer”? A vida é um confronto com a morte. Existe uma luta constante entre o querer viver e o querer morrer. Perturba-nos a ideia de…
Espiritualidade

Senhor que queres que eu faça?

O jovem Francisco de Assis, enquanto descobria a sua vocação, rezava em meio a pequenas igrejas: “Senhor, que queres que eu faça?” Ele buscava ardentemente mais que uma resposta para a sua vida. Estava à procura de um modo novo para viver o amor de Deus. Para a sua mudança…