Tamanho do Texto:
A+
A-

Dar graças

Publicado por Comunicação Brasil Central | 30/12/2017 - 00:01

Ao terminar uma obra, ou uma atividade já surge uma nova. O agir, o realizar nunca terminam. Sempre haverá um novo começo, uma nova tarefa, uma nova ação e uma nova iniciativa. A vida é assim. Exige constante recomeçar, reavivar, recriar.

E isso engrandece o modo de encarar a realidade. E essa realidade leva a pensar e admitir que estamos finalizando mais um ano apenas no calendário. Para o novo ano teremos que admitir que o sol será o mesmo com sua luz e calor. O planeta continuará o mesmo. Talvez com mudanças climáticas mais agressivas e desafiadoras.

Não dá para pensar diferente. Temos que aceitar a realidade e trabalhar com mais coragem e criatividade aquilo que possibilite melhores meios de vida e de progresso em nosso viver. Não podemos parar no tempo. Não podemos lamentar. Temos que agir. Temos que fazer o possível para não sermos engolidos pelo desânimo.

Somos portadores de talentos. Somos criadores de possibilidades. Somos revestidos de poderes naturais e sobrenaturais. Com eles poderemos dar uma nova tonalidade à existência humana. Poderemos dar um novo colorido ao ambiente social e humano. Poderemos abrir novos caminhos para o pensamento criativo e iluminado pela sabedoria divina.

Somos criaturas amadas pelo Criador e capacitadas para fazer do planeta terra uma habitação alegre, fraterna e saudável onde todos poderemos viver em harmonia e em mútua complementação. Mesmo sendo de distintas etnias, de diferentes origens e culturas temos possibilidade de constituir uma só família humana irmanada pela mesma fé e pelo fecundo amor.

É bom pensar nisso! Somos seres pensantes. Não vivemos apenas de sonhos. Vivemos elaborando razoes que nos levem a um sempre melhor viver. Inventamos ambientes. Criamos motivos novos. Elaboramos projetos. Tudo em vista de um viver mais saudável e mais feliz.

É bom reservar um tempo, escolher um lugar silencioso e entrar em sintonia espontânea com Deus para rever o ano que está findando, agradecer as dificuldades que conseguiu superar, agradecer os desafios que venceu, agradecer o bem que praticou, agradecer o perdão que deu e que recebeu, agradecer as alegrias que partilhou, agradecer as esperanças que concretizou, agradecer a Deus por sua bondade e misericórdia.

É bom olhar ao redor e ver que não está sozinho nessa caminhada. Cada ser humano, cada criatura de Deus tem seu espaço e suas energias. Tem sua razão de existir e de realizar seus sonhos. E isso sempre em convivência harmoniosa. Cada qual em seu mundo e todos num só universo maravilhoso, obra divina.

Esse é o milagre permanente que o Criador realiza em favor de todos nós para que compreendamos que não estamos sozinhos. Por isso, não poderemos nos isolar. Temos que somar. Temos que comungar das mesmas aspirações e das mesmas realizações.

É hora de agradecer e engrandecer nosso relacionamento com o Criador. Ele é fonte de bondade e de misericórdia. Ele é expressão máxima de generosidade e de alegria. A Ele todo o louvor, toda a honra e toda a glória agora e para sempre. Amém.

Sobre o autor
Frei Venildo Trevizan
Sacerdote. Nasceu no ano de 1939 em Paraí-RS. Filho de Ângelo Trevizan e Carmela Richetti.