Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos se faz presente na XI Grande Assembleia do Povo Terena

02/12/2017 - 14h00
Vida Religiosa que trabalha com os povos indígenas

A Vida Religiosa Consagrada se fez presente através do GT Povos indígenas (Vida Religiosa que trabalha com os povos indígenas), na XI Grande Assembleia do Povo Terena, ocorrida nos dias 29 de novembro a 02 de dezembro de 2017. Teve a presença de mais ou menos duzentas pessoas e aconteceu nas terras indígenas Taunay-Ipegue – Aquidauana-MS na Aldeia Água Branca.

Estas assembleias acontecem duas vezes ao ano (março e novembro) e tem o objetivo de unir os povos indígenas em torno da luta por seus direitos, especialmente a terra. Outra intenção é de trabalhar a conscientização da comunidade indígena, com discussões de temas trabalhados que dizem respeito à vida do povo indígena.

Nesta assembleia foram trabalhados temas ligados a:

* Analise de conjuntura;
* Ideologias políticas;
* Marco temporal;
* Saúde e
* Educação.

Sobre as demarcações foi feita memória a respeito das iniciativas das ocupações já ocorridas: sem grandes conflitos, dialogando com os ‘invasores’ para levarem seus bens, deixando somente a terra. Sobre o marco temporal foi refletido que é uma proposta dos ruralistas para que a demarcação somente ocorra nas terras em que há presença indígena a partir de 1988; aos indígenas não é proporcionado acesso à comissão que estuda o tema sobre marco temporal, por este motivo esta proposta é contrária à realidade dos indígenas e tem que ser combatida.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Rubens Nunes da Mota (Fraternidade Nossa Senhora de de Fátima - Pós-Noviciado (Filosofia))

Deixar um comentário