Conselho de Obras Sociais

FINALIDADE

Atender as demandas de assistência social dos Capuchinhos no  Rio Grande do Sul e fomentar a gestão dos projetos voltados à população em vulnerabilidade social da Associação Literária São Boaventura.

INTEGRANTES (Triênio 2017-2020)

  1.  Frei José Lagni - coordenador 
  2.  Frei Jaime João Bettega - secretário
  3.  Frei Luiz Carlos Lunardi 
  4.  Frei Álvaro Morés 
  5.  Frei Claudelino Antônio Brustolin
  6.  Assessorias Técnicas

 

ASSOCIAÇÃO LITERÁRIA SÃO BOAVENTURA (ALSB)

É uma entidade civil, mantenedora das obras dos Frades Capuchinhos da Província Sagrado Coração de Jesus do Rio Grande do Sul, nas áreas assistenciais, educacionais e de saúde, ou seja, o nome jurídico dos Freis Capuchinhos na área social. 
A ALSB, foi criada em 1909 e tem como missão a promoção da vida e da paz, buscando resgatar a dignidade humana e os valores seguidos por São Francisco de Assis no desenvolvimento dos serviços de assistência social, observando a legislação brasileira. Segue a filosofia de contribuir para a construção da história, cultivando o espírito franciscano e promovendo o ideal de Paz e Bem.

Visa ser uma entidade assistencial que prioriza o ser humano em suas respectivas comunidades com o objetivo de prestar gratuitamente, de forma contínua, permanente e planejada, serviços de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, promoção e integração ao mercado de trabalho e promoção da saúde, através de convivência e fortalecimento de vínculos. Investe seus recursos na multiplicação de projetos e ações transformadoras, com foco no fortalecimento e protagonismo da família, atendendo crianças, adolescentes, jovens, idosos, pessoas soropositivo-HIV e indivíduos em situação de vulnerabilidade e riscos sociais e pessoais.

A entidade é presidida pelo provincial, frei Nilmar Carlos Gatto, com sede na Av. Alexandre Rizzo, 534-B, no Bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul – RS.