Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos do RS escolhem nova coordenação no XXIV Capítulo Provincial

19/09/2017 - 17h31
Em uma reunião que durará cinco dias, serão definidos o projeto e nova coordenação dos Capuchinhos Gaúchos

De 04 a 08 de setembro mais de 70 frades capuchinhos da província do Rio Grande do Sul, estarão reunidos em Garibaldi para o XXIV Capítulo provincial. O capítulo vai definir o projeto para a Ordem na Província Gaúcha, assim como a sua coordenação para o próximo triênio (2017-2020).

O provincial Cleonir Dalbosco, explica que esta reunião dos capuchinhos pelo seu carisma a como Capitulo Provincial, tem o objetivo estudar profundamente as mudanças que o mundo vive, e como os capuchinhos irão enfrentar estas mudanças para os próximos anos, seja na organização da vida interna, ajuda aos pobres e necessitados, qualificação e sustentação da missão ou na formação dos futuros freis.   “Queremos, com a reflexão feita pelos freis da Província, olhar para as realidades que estamos inseridos e o que o mundo que muda constantemente irá afetar nossa vida e de nosso povo. Queremos refletir como estas mudanças irão impactar a vida e a ação dos Capuchinhos para os próximos anos. Queremos olhar para o futuro em mais de 13 projetos, com uma abertura e um olhar crítico da realidade, seja de caráter pastoral, econômico, social, e principalmente o papel dos franciscanos capuchinhos para uma sociedade misericordiosa e de uma igreja em saída, queremos olhar os projetos. “ Explica o frei provincial.

 Os indicativos para os mais de 13 projetos que serão anualizados e aprovados foi realizada ainda no ano de 2016 em Garibaldi, onde celebrou-se os 120 anos dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul.   

Os capitulares irão se debruçar no aprofundamento e aprovações dos projetos. Haverá momentos de debates, iluminados por momentos de espiritualidade e oração.  Não queremos tratar as questões de organização sem o principal norteador, que é a nossa espiritualidade e o carisma deixados por São Francisco de Assis” Explica José Bernardi, que faz parte da equipe pré-capitular que juntamente com o frei Àlvaro Morés, Vanildo Zugno,  Luiz Carlos Susin e Caludelino Brustolin prepararam e organizaram juntamente com o atual Conselho Provincial. 

O novo provincial será conhecido ainda na quinta-feira (7) onde serão anunciados os conselheiros e o novo provincial que irá governar os mais de 160 frades da província gaúcha e a  custódias de Mato Grosso e Rondônia e a a Delegação do Haiti.

 

Os Capuchinos  - A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos surgiu no séc. XVI, na Itália, os freis Mateus de Bascio, Ludovico de Fossombrone e Rafael de Fossombrone se propuseram a uma nova forma de vida franciscana, privilegiando a oração, a pobreza e a presença junto aos pobres. Sua proposta era a de retomar o espírito e o modo de vida original de Francisco de Assis e assim dar uma resposta mais eficaz para as exigências que a realidade.No Rio Grande do Sul  5 de dezembro de 1895, os freis Leon de Montsapey e Bruno de Gillonnay chegam a Porto Alegre com o objetivo de conhecer a região e ver as condições para estabelecer a Ordem no Estado.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Conferência CCB)

REJANE ALVES DA ROSA
02 de setembro de 2017
QUE DEUS ILUMINE ESTA SEMANA,E TODOS OS FREIS ,BOA SEMANA...
Deixar um comentário
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do.