Tamanho do Texto:
A+
A-

Rádios migram para o FM com nova identidade, cobertura e programação

20/09/2017 - 17h41
Tua Rádio tem novo foco e adequa programação ao novo ouvinte da Região Norte, Nordeste e Metropolitana da Serra

A Tua Rádio é o novo nome e identidade das emissoras que transmitiam a programação da RedeSul de Rádio, gerada em Caxias do Sul, pela Rádio São Francisco. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, dia 28, em café da manhã oferecido para o mercado e empresários em Garibaldi, na Serra Gaúcha.

 

A proposta de uma nova programação e identidade já vinha sendo trabalhada desde 2014, quando o grupo dos Freis Capuchinhos realizou pesquisa de tendência de mercado.

 

O grupo de comunicação, a partir do estudo, iniciou a construção da estratégia de mudança de marca da RedeSul para “Tua Rádio”, conforme explica o Diretor de Programação das Redes Tua e Maisnova, o jornalista frei João Carlos Romanini.  

 

“A programação já vinha se adaptando com novos slogans, programas, vinhetagem, e quer ser contextualizada com a nova realidade econômica, social e educacional desta região que se renova e se move com mais facilidade. O ‘interior’ mudou, mudaram as conexões, a relação desse morador com o mundo e com as regiões da Serra, região norte e nordeste. O gaúcho da serra está mais globalizado, moderno e conectado. Descobrimos que as pessoas gostam de novidades, queremos construir esta novidade para os próximos anos. Aproveitando este movimento do rádio que migra para o FM, construímos uma identidade nestes mais de 50 anos, e queremos construir os próximos”, explica Romanini.

 

A programação e a mudança foram pensadas para os próximos anos para o novo rosto do morador da Serra Gaúcha. Este é um novo começo do rádio, onde todas as emissoras serão FM.

 

“Queremos mudar como identidade, como modo de ouvir, e com nova proposta. ‘As emissoras que anteriormente possuíam um nome em cada cidade, passam a ter todas a nova identidade Tua Rádio, ou Rádio Tua, com uma nova frequência. E slogan: ‘Vivemos de novidades’. Aproveitando este movimento e alteração das novas frequências, mudar também o reposicionamento das emissoras nas praças de atuação”, diz o Diretor frei Álvaro Morés.

 

Uma nova estruturação para a Região metropolitana da Serra -  Com a configuração da região metropolitana da Serra, Alvaro Mores explicou a nova estratégia.

 

“O mundo mudou. As pessoas, as cidades da Serra Gaúcha, as cidades de cobertura mudaram, precisamos nos adequar com essas formas e visões deste novo gaúcho da serra e do interior do estado, por isso pretendemos comunicar com este interiorano cosmopolita: por isso esta proposta de três linhas de comunicação com esse novo universo: uma Maisnova 98,5 metropolitana, o canal da 88,1 para a ser Tua Rádio com o foco na região Metropolitana e a Rádio Garibaldi focada com uma proposta mais regional, cultural, ecológica, cooperativa e organizacional, para o novo habitante da região de Garibaldi”, disse.

 

O gerente das emissoras da Fundação Cultural Riograndense, Eron Voesch, destaca a importância da utilização dessa construção da identidade Metropolitana.

 

 “Queremos construir esta identidade com os diferentes públicos, seja da Mainsova 98,5 que terá este caráter metropolitano e a nova programação da Tua Rádio 88,1, que terá esta nova linguagem e um rejuvenescimento de sua programação, sem perder a linha editorial que sempre acompanhou a comunicação das marcas das Redes de Rádio e falar com públicos locais, mas com uma identidade única”, explica Voesch.

 

A Rádio Garibaldi 1410 AM se prepara para uma nova fase -  Para o diretor da Fundação Educativa da Serra, Clemente Dotti, este é um novo começo da Rádio Garibaldi.

 

“Queremos também nos preparar para o momento de transição, por isso, em breve no FM, queremos dar este caráter mais metropolitano com este canal, porém, mais voltado para a espiritualidade, para a identidade da região da Serra, mais especificamente na cultura de Garibaldi”, ressalta Dotti. “Com este potencial Metropolitano, a Rádio Garibaldi quer ser uma nova proposta de rádio, que poderá ter uma nova proposta de programação, sem perder o público”, justifica o gerente Tobias Rabelo.

 

 

A programação da Tua Rádio -  A grade da Tua Rádio está mais atualizada em sintonia com a comunidade com notícias, reportagens, matérias especiais, entrevistas, transmissões, espiritualidade e música.

 

De segunda a sábado, inicia com ‘Tá na Hora’, das 05h às 06h40, posteriormente ‘Igreja em Saída’, das 06h40 até 07h. Em seguida, das 07h às 09h, é apresentado ‘Conectado’, e, das 09h às 12h, o ‘Temática’.

 

A programação da tarde começa às 12h, com ‘No Ponto’. O esporte chega à emissora a partir das 13h, com o ’Na Torcida’. O período vespertino também conta com o ‘Em Alta’, das 14h às 18h. Na sequência, das 18h às 19h, é apresentado o ‘Encontro Certo’, e, após a Voz do Brasil, ‘Tua Essência’, das 20h à 0h.

 

Aos sábados, há o ‘Agricultura Familiar e Cooperativismo’ (das 13h às 14h) e ‘Música e Informação’ (18h às 20h); enquanto aos domingos, ‘Música e Informação’ (05h às 06h30), ‘Jornal da Igreja’ (06h30 às 07h), ‘Razões da Fé (07h às 08h), ‘Missa Dominical’ (08h às 09h), ‘Revista Rural’ (09h às 10h), ‘Gente Nossa’ (10h às 14h), ‘Programa de Domingo’ (a partir das 14h) e a grade de programação encerra com ‘Música e Informação’ (19h às 00h).

 

Durante todas as madrugadas é gerado em rede com a Milícia da Imaculada, da 00h às 05h, o programa “A Igreja no Rádio”.

 

A Tua Rádio São Francisco, emissora geradora via satélite da Rede Tua, foi fundada em 1967 pelos Freis Capuchinhos. Com equipe de produção de conteúdo para diversas plataformas, pode ser ouvida também nos 560 AM em mais de 20 municípios da Serra Gaúcha, no site www.tuaradio.com.br em aplicativos móveis, no canal 300 da NET digital em Caxias do Sul e nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. A Rede de Rádio Tua é formada por 10 emissoras no Rio Grande do Sul. A Rede Tua está presente em Caxias do Sul, Garibaldi, Guaporé, Lagoa Vermelha, Marau, Sarandi, Serafina Correa, Soledade, Vacaria e Veranópolis. E com cobertura em torno de 3,5 milhões de habitantes.

 

Rede Tua no FM

Radio São Francisco de Caxias do Sul 88,1MHz - 04/10           

Radio Cacique de Lagoa Vermelha 92,7MHz - 01/09           

Rádio Alvorada de Marau 107,7MHz - já está no ar

Rádio Cristal de Soledade 100,5MHz - em outubro  

Rádio Fátima de Vacaria 90,5MHz - já está no ar     

Rádio Veranense de Veranópolis 107,5MHz - em 04 de outubro

As frequências 560 AM da São Francisco e 1410 AM da Garibaldi dependem de decisões governamentais.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)

Deixar um comentário
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do.