Tamanho do Texto:
A+
A-

Freis Capuchinhos celebram 30 anos de presença e fundação de paróquia em Cuiabá

19/02/2018 - 20h56
Paróquia Nossa Senhora Aparecida administrada pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos completa 30 anos de fundação.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no Jardim Nossa Senhora Aparecida (Cuiabá-MT) completou 30 anos no último dia 14 de fevereiro de 2018. Para festejar essa importante data foi realizado dois momentos distintos, no dia 09 de fevereiro às 19h30min.

Primeiro as comunidades se reuniram e louvaram agradecendo a Deus em Santa Missa Solene, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Pároco capuchinho frei Gilberto Bedin e concelebrada pelos Freis da Fraternidade local e visitantes: Eliseu Menegat, Eliseu Aiolfi, Alceu Boniatti, Quelê, Carlos Freitas e Carlos Antônio Rodrigues. O segundo momento aconteceu após a missa com a confraternização entre os comunitários, onde foi servido um saboroso jantar e depois bolo, além de música ao vivo e queima de fogos.

Também foi colocado um documentário, narrando a história de evangelização da Paróquia onde muitos se emocionaram e riram ao mesmo tempo vendo fotos antigas e relembrando, já que fizerem parte dessa história rica de dedicação ao evangelho.

Ser Paróquia é ser uma grande família, comunidades unidas, organizadas e ligadas fielmente ao seu pastor na pessoa do pároco, hoje, na pessoa de frei Gilberto Bedin, tanto pela vivência comunitária como pelo empenho apostólico. Sejamos sempre gratos a Deus; não nos cansemos de louvar e bendizer o seu nome e contemos sempre com a intercessão de tantos e de tão importantes padroeiros e padroeiras que temos ao nosso lado, bem como dos freis capuchinhos que assim como Maria, disseram “Sim” ao chamado e já há 30 anos administram e estão presente na Paróquia com grande carinho, amor e fraternidade.

“Somos gratos pela presença de todos, pelo empenho e apoio dos irmãos que doaram seu tempo e esforços na preparação dessa data tão querida e especial na vida da nossa Paróquia e comunidades”, finaliza o Pároco frei Gilberto.

 

HISTÓRIA

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida foi criada em 14/02/1988 pelo decreto de Dom Bonifácio Piccinini, SDB (Salesianos de Dom Bosco), na época titular da Arquidiocese de Cuiabá-MT. Desde seu início ela é administrada pelos freis capuchinhos, originários do Rio Grande do Sul.

O primeiro Pároco foi Frei Pedro Bianchi (in memoriam). Em seguida, Frei Eliseu Menegat e, atualmente, Frei Gilberto Antônio Bedin.

O trabalho realizado pela Paróquia, que atualmente possui 25 comunidades divididas em quatro setores abrangendo a grande região do coxipó, prioriza as pastorais, formação de leigos e movimentos tornando-a assim uma igreja viva e atuante. Por sua vez os bairros que formam esses setores surgiram das ocupações que trouxeram para cá migrantes de todo o Brasil.

A devoção a Nossa Senhora Aparecida é bastante presente na cultura do povo cuiabano. Inclusive, impulsionada e venerada a partir da réplica (Fac-símile) da imagem milagrosa de Aparecida que se encontra na comunidade Nossa Senhora Aparecida.

Por Diralberto Andrade – Jornalista

PascomNSAp

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Diego de Souza Freitas (Convento São Francisco das Chagas - Pós-noviciado)

Deixar um comentário