Tamanho do Texto:
A+
A-

Parceria entre Esporte Clube Juventude e Serviços de Convivência Casa Brasil e Santo Antônio promovem a inclusão social

27/07/2017 - 14h21

Se questionar as crianças e adolescentes sobre qual é o esporte preferido delas, a resposta é quase unânime: futebol. E, com intuito de explorar este interesse e ampliar resultados, foi firmada uma parceria entre o Esporte Clube Juventude e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Casa Brasil e Santo Antônio.

Segundo a coordenadora do Serviço de Convivência Casa Brasil, Cristiane Ferreira, a parceria iniciada em março deste ano já apresenta seus resultados: “As crianças e adolescentes que participam do projeto estão apresentando maior índice de frequência no serviço no turno da manhã e essa era uma dificuldade que tínhamos pelo fato dos usuários terem que acordar cedo. Além disso, através do esporte pode se trabalhar a construção de valores e a socialização, pois é uma prática de muitas possibilidades.”

Já no Serviço de Convivência Santo Antônio, as mudanças são igualmente transformadoras: “Podemos perceber a melhoria no comportamento das crianças e adolescentes, o cuidado com o outro e o acreditar na sua capacidade e, até mesmo, pensar nisso como uma futura profissão”, conta a coordenadora do Santo Antônio, Jovane Fochesatto.

Estes resultados se tornam mais nítidos em casos como o de João Vitor Ribeiro Basso, de 13 anos, usuário da Casa Brasil e que tinha dificuldades de permanecer no serviço, mas conseguiu encontrar sua motivação no esporte. “Gosto muito e vou toda semana para o Centro de Treinamento. Nós ensaiamos individualmente todas as jogadas e realizamos os lances, mas gosto mais do treino coletivo.”

O projeto funciona todas as segundas-feiras no Centro de Treinamento do Juventude, com 50 crianças e adolescentes de ambos os serviços de convivência, com instrutores e transporte oferecidos pelo Clube.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Daniele Mazzuchini (Lefan - Sede)

Deixar um comentário
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do.