JPIC

O JPIC é um órgão responsável pela animação, articulação e formação dos Freis Capuchinhos para o comprometimento com a defesa da Justiça, Paz e Integridade da Criação, através do cuidado com as pessoas e com a casa comum. 

Na Província do Rio Grande do Sul esta iniciativa surgiu em 1985 com o objetivo de sensibilizar e animar os Freis para a justiça, paz e integridade da criação (ecologia), princípios estes que fundamentam a vida, o carisma e a missão dos Capuchinhos no mundo. Anteriormente era utilizada, na Província do RS, a sigla SEJUPE (Serviço de Justiça, Paz e Ecologia) para denominar este serviço. Nos últimos tempos a sigla foi atualizada para JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação), ficando assim de acordo com toda a Ordem. 

Atualmente o JPIC possui, em nível de Ordem Capuchinha, uma Comissão Internacional que exerce a missão de ajudar a pensar e articular iniciativas, bem como auxiliar o Ministro Geral e seu Conselho em seus trabalhos de evangelização e animação das Províncias nas áreas da Justiça, Paz e Integridade da Criação. 

 

Clique aqui e acesse o site da Comissão de JPIC dos Capuchinhos do Brasil