Rádios

Os Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul iniciaram sua presença no rádio na década de 1950, a partir da instalação das primeiras emissoras de AM do grupo nas cidades gaúchas de Lagoa Vermelha, Soledade, Garibaldi, Veranópolis e Marau.

  • Pequenas emissoras comerciais locais que tinham como objetivo servir suas comunidades com programas religiosos e de informações gerais.

  • Com o advento da FM, na década de 1970, optaram por marcar presença em mais este segmento da comunicação eletrônica, oferecendo aos ouvintes uma programação musical leve e agradável.

  • Hoje os Freis Capuchinhos gaúchos operam 14 emissoras de rádio, sendo 7 de AM e 7 de FM, reunidas em 7 Fundações autônomas com sede em Caxias do Sul, Lagoa Vermelha, Veranópolis e Garibaldi, Marau, Soledade, Veranópolis.

  • A partir de  pesquisa e de uma atenta tendência de modernização da comunicação, em maio de 1998, os Freis aprovam o projeto do uso do satélite, que permite a formação de redes em tempo real. Desse modo, como pioneiros, criam as duas primeiras redes de rádio do interior do Rio Grande do Sul. 

  • Participante da Rede Catolica de Rádios, na área de programação, a Rede Tua Rádio é a Base Geradora Regional, que congrega emissoras parceiras como: Rádio Aurora de Guaporé, Rádio Rosário de Serafina Correa  e Rádio Sarandi.

  • É assim que, a partir do final de 1998, o sinal é colocado no satélite, diretamente dos estúdios da Rádio São Francisco, de Caxias do Sul, dando início à então RedeSul de Rádio, para as emissoras de AM e à Rede MaisnovaFM para as emissoras de FM, em março de 1999. Atualmente a RedeSul de Rádio passou a ser chamada Rede Tua Rádio, devido as migração das ondas AM para FM de muitas das emissoras que integravam a Rede.  

 

 Clique aqui e acompanhe a Programação 

 Clique aqui e acompanhe a Programação