Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos lançam cartilha sobre Patrimônio e Bens Culturais

09/10/2015 - 11h23
Com teor informativo e formativo a publicação quer conscientizar da importância da preservação do patrimônio material e imaterial da Ordem

Será lançada no dia 18 de outubro, às 9h, no Convento Nossa Senhora da Piedade, em Salvador (BA), a cartilha Patrimônio e Bens Culturais dos Capuchinhos do Brasil.

Em maio de 2014, na Reunião Ordinária da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB), foi criada uma comissão para trabalhar as questões referentes aos bens culturais e patrimoniais na gestão do presidente, frei Liomar Pereira da Silva. A Comissão para os Bens Culturais Patrimoniais do Capuchinhos do Brasil é coordenada por frei Celso Bordignon (Província do Rio Grande do Sul), frei Ulisses Bandeira (Província da Bahia e Sergipe), frei Caetano de Jesus (Província de São Paulo), Frei Cassiano Almeida (Província do Rio de Janeiro) e frei Rubens Gomes (Província do Brasil Central).

Segundo frei Liomar, a cartilha cumpre o papel de informar o que é patrimônio e como preservá-lo. “Pois, Patrimônio e Bem é tudo aquilo que nos pertence. É a nossa herança do passado e o que construímos hoje. É obrigação de todos nós, preservar, transmitir e deixar todo esse legado, às gerações vindouras”, destaca frei Liomar.

Na cartilha constam normas e diretrizes sobre a preservação e conservação dos acervos materiais ou imateriais. A publicação esclarece temas como: O que é Patrimônio?; Instâncias de Preservação do Patrimônio Cultural; Diretrizes regulatórias para a preservação do Patrimônio Sacro; Os Bens Culturais da OFMCap; Por que preservar?; Quem são os responsáveis dentro da Fraternidade?; Implantação de Arquivos, Bibliotecas, Museus, Memoriais e Centros Culturais”. O conteúdo é ilustrado com imagens de conventos, seminários, igrejas e acervos capuchinhos.

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Conferência CCB)

Deixar um comentário