Tamanho do Texto:
A+
A-

Comissão apresenta Manual de Bens Culturais e Patrimoniais

12/05/2015 - 15h06
Equipe convocada pela CCb cria normas para conservação de patrimônio dos Capuchinhos Brasileiros

O provincial  de Bahia e Sergipe,  Frei Liomar Pereira da Silva, referencia para a da área da memoria e patrimonio da CCB apresentou a equipe que coordenou a criação do manual de preservação dos bens patrimoniais.

Frei Cassiano F. G. Almeida representando a Província do Rio de Janeiro; apresentou    falou sobre "O que é patrimônio  e bens culturais". Frei Ulisses Bandeira representando a Província da Bahia – Sergipe. Apresentou a razão de preservar a memoria cultural e patrimonial como parte da historia da evangelização e presença dos frades no Brasil.  E frei Marinalvo Caetano de Jesus representando a Província de São Paulo; apresentou  a  provocação da preservação e a educação dos frades para a  preservação.

Frei Limomar justificou ausência frei Celso Bordignon representando a Província do Rio Grande do Sul; que contribuiu  na  confecção do manual.


Os freis  apresentando o trabalho justificaram a razão de criação de um manual.  Para Conscientizar os capuchinhos do Brasil sobre a importância dos Bens Culturais e Patrimoniais  e desenvolver o sentimento de pertença  deste legado cultural.

Liomar salienta  os Objetivos da ceriação da comissão:
- Produzir subsídios de normatização para a preservação e acessibilidade dos acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos pertencentes aos freis capuchinhos do Brasil.
- Promover o conhecimento das Normas Canônicas sobre os Bens Culturais Eclesiásticos.
- Capacitar Frades para trabalhar na prevenção, proteção e defesa dos bens culturais.
- Assessorar a organização de arquivos, bibliotecas, museus e centros culturais nas Províncias e Custódias dos capuchinhos do Brasil.

A Comissão foi aprovada pela CCB  na reunião de Maio/2014 em Belo Horizonte. Os Ministros Provinciais indicaram confrades que já possuíam formação nesta área ou são responsáveis por arquivos, centros culturais e museus.

A primeira reunião da Comissão aconteceu em São Paulo no dia 31 de novembro de 2014.
Estavam presentes:

  • Frei Liomar Pereira da Silva, provincial de Bahia – Sergipe, representando a CCB;
  • Frei Cassiano F. G. Almeida representando a Província do Rio de Janeiro;
  • Frei Celso Bordignon representando a Província do Rio Grande do Sul;
  • Frei Marinalvo Caetano de Jesus representando a Província de São Paulo;
  • Frei Ulisses Bandeira representando a Província da Bahia – Sergipe.

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Conferência CCB)

Deixar um comentário