Tamanho do Texto:
A+
A-

Aberta a exposição Peregrinos e Forasteiros

22/08/2017 - 22h46
As histórias de vida e de viagens de freis Capuchinhos são contadas a partir da coleção 'Sala das Malas', até então inédita ao público

A abertura da exposição "Peregrinos e Forasteiros", no Museu dos Capuchinhos (rua General Mallet, 33A, bairro Rio Branco, em Caxias do Sul), ocorreu nesta quinta-feira, 28. Os participantes puderam ver de perto a vida dos frades contadas a partir das Malas de viagem.

 

O coordenador da exposição e diretor do museu dos Capuchinhos, frei Celso Bordignon explicou na abertura da Exposição que “ Cada vez que um frei morre, dele é guardada sua mala e, dentro dela, os objetos pessoais que ajudam a representar sua história. A coleção "Sala das Malas", que começou a ser formada antes mesmo da implantação do Museu dos Capuchinhos, preserva as memórias individuais de cada frei que ajudou a construir a Província do Rio Grande do Sul, que este ano completa 120 anos de presença no Estado” explicou o diretor.

"Peregrinos e Forasteiros", conforme São Francisco orientou em sua Regra, "os freis faziam votos de pobreza e obediência e tinham a mala como único bem que poderiam levar consigo - a companheira de viagem para os caminhos que a vida religiosa lhe reservava", explica o diretor do Museu dos Capuchinhos, frei Celso Bordignon.

Mirela Honorato explicou ainda:  “A exposição abre  as malas de diferentes frades, é quer  mostrar a diversidade de trajetórias individuais, abrindo a mala de freis com diferentes ofícios, como alfaiate, pesquisador, missionário, pároco, marceneiro, músico e até os primeiros franceses que vieram implantar a Ordem no Rio Grande do Sul.

Um núcleo paralelo trará ainda fotografias da vida cotidiana dos freis e documentos que mostram os deslocamentos e viagens, como passaportes e as cartas de obediência. A exposição ficará em cartaz até o dia 14 de outubro. A abertura ao público ocorre de segunda à sexta, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. O Programa Educativo da instituição oferece visitas mediadas, atividades lúdico-criativas e atendimento em horários especiais, como finais de semana e feriados, mediante agendamento pelo e-mail educativo@muscap.org.br

 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Muscap)

Deixar um comentário
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do.