Geral

Museu dos Capuchinhos abre exposição: Uma Assinatura para a Arte Anônima

29/03/2017 - 13h58
  • A+
  • A-
Mostra que fica em cartaz até Setembro, traz o acervo de Arte Sacra mais antigo do Museu.
Fonte: Divulgação

A exposição que foi organizada para mostrar os resultados do Projeto de Pesquisa “Uma Assinatura para a Arte Anônima”, executado em 2016 através do FINANCIARTE, Fundo Municipal de Financiamento da Arte e da Cultura Caxiense, poderá ser conferida até Setembro.

 A investigação sobre o acervo de Arte Sacra teve enfoque nos altares, retábulos e imagens em madeira mais antigos do MusCap. Seu  objetivo foi obter a descrição estilística, identificação de autoria e contextualização histórico-espacial dos locais de origem de cada peça.

A coleção que começou a ser formada na década de 1980, período anterior a institucionalização do MusCap quando os procedimentos de entrada de peça ainda não estavam devidamente sistematizados, possuía muitas lacunas no que tange a procedência, histórico, descrição estilística e descrição do estado de conservação. Até mesmo a composição dos conjuntos, como no caso dos altares, suscitava dúvidas à equipe de documentalistas.

Muitas peças foram retiradas de conventos, capelas, da região de abrangência da atuação dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. “São fragmentos resgatados que passaram por processos de repinturas e reformas para se adequarem ao novo espaço litúrgico pós Concilio Vaticano II” explica o religioso.

Na exposição serão apresentados entre outras peças o Altar Mor da Capela do Seminário Seráfico São Luiz de Ipê/RS e duas imagens, até então classificadas como “roca” que são “imagens de vestir”. Uma delas, identificada como “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, e a imagem do Menino Jesus que não foi esculpida originalmente junto com esta imagem de Nossa Senhora.

A exposição permite que o público conheça as obras, e tenha acesso ao Catálogo do projeto, que está disponível online no site do museu, onde vai ser possível ver as descobertas acerca de cada obra, as fotografias antigas, os desenhos e descrições dos pesquisadores. É possível ainda, baixar o dossiê completo do projeto.

Horário de Visitação: terça à sexta, das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Agendamento de grupos, atendimento aos finais de semana, feriados e horários especiais podem ser solicitados através do e-mail educativo@muscap.org.br

 

Fonte Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Mirella de Jesus Honorato (Muscap)