Geral

Visitamos a exposição "Natureza Franciscana" em cartaz no Museu de Arte Moderna de São Paulo

30/03/2016 - 00h21
  • A+
  • A-
Inspirada no Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, mostra apresenta obras de artistas que utilizam elementos da natureza numa relação colaborativa
Fonte: Paulo Henrique (Comunicação PROCASP)

‘‘Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Vento, pelo ar, ou nublado ou sereno, e todo o tempo pela qual às tuas criaturas dás sustento.’’  Com este recorte do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis os visitantes do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MAM, são recepcionados. Acompanhada do trecho do cântico está a escultura do artista Yves Klein, ‘‘Venus  Bleue’’ (foto da obra no álbum no fim da página). No processo de criação da escultura, o vento era usado como inspiração para Klein.

Esta e outras obras estão em ‘‘Natureza Franciscana’’, exposição no museu que fica dentro do Parque do Ibirapuera em São Paulo.

O curador do museu, Felipe Chaimovich, que estuda São Francisco há 15 anos, esclarece que a exposição não aborda a relação da arte com a religião e sim com a ecologia através do legado histórico de Francisco de Assis. Nessa medida, a exposição aborda a inovação que São Francisco trás na visão da natureza, não como subordinada ao ser humano mas sim em uma relação colaborativa de participação de uma mesma família.

 

 

  

 

Em 2016 o MAM  recebeu mais de 30 mil visitantes. É interessante enfatizar a importância de uma exposição que relaciona elementos Franciscanos e a arte moderna a uma realidade popular. Os ingressos custam apenas R$6,00 e a entrada no Museu aos domingos é gratuita. Além de acessível custo ao visitante, a exposição traz obras de artistas conceituados como Brígida Baltar, onde teve sua obra relacionada ao elemento água. A morte é representada pelo último tecido bordado por José Leonilson antes de falecer, em 1993.

Nas entrelinhas do espaço onde fica a exposição, está a simplicidade Franciscana. Através da disposição das obras, com poucos ítens expostos, paredes claras, som ambiente e iluminação simples, o visitante pode buscar imergir no cântico de São Francisco através das obras de arte.

 

Serviço:
"Natureza Franciscana" fica em cartaz até o dia 5 de Junho na Grande Sala do MAM

Entrada: R$ 6,00 – gratuita aos domingos
Endereço: Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3)
Horários: Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Tel.: (11) 5085-1300

Fonte Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Cúria Provincial - Província dos Capuchinhos de São Paulo)