Tamanho do Texto:
A+
A-

Freis capuchinhos secretários se reúnem em SP

28/04/2018 - 17h02
O 'Encontro de Secretários 2018' aconteceu em São Paulo, na Fraternidade Imaculada Conceição, e tratou sobre informatização

Com alegria terminou hoje o Encontro de Secretários da Conferência dos Capuchinhos do Brasil, a CCB. Os frades secretários são os responsáveis por diversos trâmites do cotidiano das Cúrias Provinciais, sedes administrativas dos capuchinhos. Os frades de São Paulo foram os anfitriões dos cerca de 10 participantes vindos de diversas regiões do Brasil. O presidente da CCB e Ministro Provincial de SP, Frei Carlos Silva, acolheu os participantes e realizou uma apresentação sobre a história e realidade atual da Conferência.

“Informatização da Secretaria Provincial”

O tema escolhido foi sobre a informatização da secretaria. Com o passar dos anos, as tecnologias evoluem e com essa evolução surgem questionamentos e dificuldades decorrentes do rápido processo de mudança das formas de comunicar, arquivar e documentar.

Para ajudar a responder a estes questionamentos, os frades de São Paulo escalaram parte da equipe responsável por assessorar estas áreas: Araci Lopes, arquivista, apresentou a solução encontrada para o arquivamento de diversos materiais históricos, como documentos, imagens e vídeos; representantes da "HPRO", empresa responsável pela manutenção dos equipamentos, abordaram temáticas como a importância de realizar backups (cópia de dados) e da utilização de programas originais para evitar cyber ataques; e Paulo Henrique, responsável pela assessoria de comunicação e imprensa, deu pistas sobre como comunicar em meio a uma realidade de ruídos e de chuva de informações, "muitos comunicam e poucos são eficazes na mensagem a ser transmitida".

Como proposta cultural/passeio, mas também associada a temática do encontro, os participantes realizaram na quinta-feira (26) uma visita monitorada pela Fundação Padre Anchieta, mantenedora de diversos canais de comunicação como as Rádios e TV Cultura, considerada uma das maiores emissoras públicas da América Latina. Lá, além de visitarem as instalações das emissoras, conheceram os processos de arquivamento e conservação de materiais históricos, responsáveis por contar boa parte da história da televisão no Brasil sobre assuntos em geral, como importantes fatos políticos e sociais.

O próximo encontro acontecerá dentro de dois anos, em Curitiba.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)

Deixar um comentário