Tamanho do Texto:
A+
A-

Uma experiência intensa de fraternidade e espiritualidade

03/01/2019 - 13h22
Frades vivenciam o Segundo Noviciado no Paraná

A Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB) promove todos os anos uma experiência de convivência e espiritualidade franciscana para os jovens frades. Essa experiência é direcionada aos frades que estão em preparação para a profissão perpétua.

Entendendo o assunto
Ao ingressar na Ordem Franciscana, os jovens passam por diversas etapas de iniciação à nossa forma de vida, entre elas está o NOVICIADO. Conforme as nossas Constituições:

“O noviciado é um período de mais intensa iniciação e de experiência mais profunda da vida evangélica franciscano-capuchinha em suas exigências fundamentais; isso requer uma decisão livre e madura de provar nossa forma de vida religiosa.”¹

Na conclusão dessa etapa, o jovem frade faz sua primeira profissão religiosa, que são os votos de pobreza, castidade e obediência. Após a primeira profissão religiosa, os frades ingressam numa etapa que se chama PÓS-NOVICIADO. Nessa etapa "os frades caminham para uma maior maturidade e se preparam para a escolha definitiva da vida evangélica em nossa Ordem."²

É dentro dessa preparação para a escolha definitiva em nossa Ordem que se encontra a experiência de convivência e espiritualidade proposta pela CCB. Por ser um momento de verdadeiro retiro espiritual e revisitação de nossas raízes, essa experiência recebeu o nome de SEGUNDO NOVICIADO.

Saiba mais sobre as etapas de formação clicando aqui.

Sobre o Segundo Noviciado
Trata-se de um reencontro efetivo e afetivo com as fontes originárias do nosso carisma e proporciona a interação entre os frades das diversas circunscrições³ de nosso país. A abertura do Segundo Noviciado ocorreu na manhã de hoje, 03/01, no distrito de Butiatuba, pertencente à cidade de Almirante Tamandaré, no Paraná.

A celebração de abertura foi presidida pelo Ministro Provincial da Província do Paraná-Santa Catarina: Frei Pedro Cesário Palma. Neste ano, 14 frades vivenciam essa experiência. São eles:

Custódia do Brasil Oeste: Frei Edinaldo Rodrigues da Silva;

Província Nordeste do Brasil: Frei Vinicius Augusto Lima Cunha e Frei Leandro Santos da Silva;

Província de São Paulo: Frei Maycon Ferrazoli;

Província do Ceará e Piauí: Frei Saulo Ferreira de Sousa, Frei José Leonardo dos Santos Leite e Frei Antônio Marcos de Lima;

Província da Bahia e Sergipe: Frei Rafael Ferreira Froes, Frei Rafael Pereira da Silva, Frei Ícaro Rocha de Brito e Frei Luan Vinhas da Silva.

Província de Minas Gerais: Frei Jairton Pimenta de Andrade, Frei Glaicon Givan Rosa e Frei Jean Gregory do Nascimento.

Contamos com a oração de todos para o bom caminhar e vivência espiritual e fraterna dos nossos irmãos. Paz e Bem!

__________________________________
¹ Constituições OFMCap, n.31 §1
² Constituições OFMCap, n.32 §1
³ Circunscrição: nome dado a divisão por região dos diversos frades em nosso País. Atualmente temos 12 circunscrições no Brasil. 

Imagem: João Paulo Topan Junqueira

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Douglas Leandro de Oliveira (Cúria MG)

Deixar um comentário