Tamanho do Texto:
A+
A-

Vacaria sedia Encontro de Comunicadores de veículos de comunicação

19/08/2017 - 05h58
Durante Encontro foi anunciada as novas frequências das Rádios que migram, nos próximos meses do Am para o FM..

Colaboradores da RedeSul, Correio Riograndense e Rede Maisnova FM reunidos no domingo, 06/11, realizaram o 9º Encontrão de Mídias coordenadas pelos capuchinhos do Rio Grande do sul. O evento organizado pelas equipes Fundação Cultural Fátima de Comunicações (Rádios Fátima e Maisnova de Vacaria).

Participaram mais de 130 colaboradores, recepcionados pelo grupo de comunicadores da cidade de Vacaria. Frei Vanildo Zugno, durante encontro resgatou a história dos capuchinhos, sua identidade missionaria na comunicação dos primeiros frades Franceses, que apostaram na comunicação escrita, nos anos de 1909 como a ferramenta para ajudar na evangelização e fixação de valores humanos cristãos. Ele destacou a Arte, o entretenimento a formação e informação como elementos da comunicação capuchinha nos seus 120 anos de presença no Rio Grande do Sul.

O diretor Frei Ismael Sartor, explicou que a programação foi pensada com o intuito de proporcionar aos colaboradores um espaço de integração e lazer, num ambiente aberto, com natureza. “Este ano o encontro com os comunicadores quis valorizar o a chegada dos 120 anos dos Freis Capuchinhos no Rio Grande do Sul, e a missão na comunicação, também quisemos resgatar o tema da enculturação e localismos, já tradição gaúcha é uma marca da cidade de Vacaria”. Salienta Sartor.
O gerente comercial Paulo Eriberto Silveira, comenta que a organização que envolveu os colaboradores das rádios de Vacaria   escolheram a temática,  do Bolicho do Encontrão. Ele explica que no dicionário informal, o Bolicho é um bar de beira de estrada, típico da região sul do país e nos Campos de Cima da Serra, ‘nos bolichos há sempre uma mesa, roda de amigos, boa conversa, animação e a celebração da amizade”. Justifica o Gerente Paulo Eriberto.   O provincial Frei Cleonir Dalbosco, disse que este é um evento de reponsabilidade do Conselho de comunicação, é um evento para agradecer o ano de atividades, mas principalmente fomentar uma Cultura do Encontro.  “Os comunicadores, precisam ter esse momento de sair do virtual, e encontrar rostos reais, somos pessoas do encontro, da alegria e da fraternidade”. Explica o provincial fazendo um resgate das manifestações do Papa Francisco no ano da misericórdia.

 

Frei Jaime Bettega, presidente dos conselhos de comunicação anunciou as novas frequências das rádios,  que passam para Frequência Modulada nos próximos meses. em Caráter de supresa mas de animação.

A Rádio Cacique de Lagoa Vermelha passa a operar em 92,7MHz, Rádio Alvorada de Marau para 107,7MHz, Rádio Cristal de Soledade passa para 100,5MHz Rádio Fátima de Vacaria para 90,5MHz e Rádio Veranense 107,5MHz, as demais emissoras são aguardadas a liberação de frequências ainda este ano. A noticia foi acolhida com aplausos.

No encontro  aspectos da cultura local, como a tradição, o churrasco, a produção de frutas nativas, como amora, framboesa, mirtilo, physalis, e principalmente a hospitalidade do povo dos Campos de cima da Serra.

 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)

Deixar um comentário
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do.