Tamanho do Texto:
A+
A-

Termina em Piracicaba o Congresso da Juventude Franciscana 2016

24/07/2017 - 04h59
Participaram jovens de 32 cidades do estado. O dia terminou com celebração eucarística.

Terminou ontem, 21 de agosto, o Congresso da Juventude Franciscana. O encontro teve início no sábado, dia 20, às 7h, com a recepção de 500 jovens que vieram de 32 cidades do estado de São Paulo.

Os jovens já chegaram, pela manhã, no colégio, com muitas novidades para contar. Muitos dormiram pela primeira vez na casa de pessoas que antes não conheciam. Paroquianos da Igreja Sagrado Coração de Jesus acolheram em suas casas os participantes do Congresso. As irmãs Franciscanas do Coração de Maria também receberam meninas para hospedagem no Lar Escola Coração de Maria:

Os consagrados a Vida Religiosa receberam uma homenagem. Ao som de "Canta Francisco" foram aplaudidos de pé pelos jovens. "Vamos abraçar, literalmente, a vocação!", disse Frei José Longarez, convidando os participantes do Congresso para darem um abraço nos religiosos e religiosas que participavam do evento..

Frei Carlos José Coltri deu um retorno sobre as conversas que os jovens tiveram no sábado. Em grupos, debateram sobre as ações de sustentabilidade que podem ser feitas em cada região. Em sua fala, Coltri aproveitou para propor que cada Paróquia organize uma missão com a juventude Franciscana.

"Como o Papa Francisco disse que estamos interligados, o nosso compromisso será firmado com a luz do Círio Pascal". Frei Carlos convidou os jovens a criar uma grande corrente de oração. Ao som de "Tempo Perdido", da banda Legião Urbana, os congressistas consagraram e confirmaram a Jesus Cristo o desejo de serem jovens missionários.

Comemorando a Assunção de Nossa Senhora, às 11h, Frei Carlos Silva, Ministro Provincial, presidiu a celebração eucarística. Concelebrada por frades de nossa Província, a missa foi momento oportuno para que os frades pudessem realizar os agradecimentos à todos os que organizaram o Congresso. 

Eu estou sempre com vocês, podem contar comigo! Eu amo, e me faz muito bem, estar com a juventude. O meu ministério eu quero gastar com vocês, porque eu acredito em uma juventude que pode fazer uma sociedade melhor!

Frei Maurício dos Anjos, em agradecimento na celebração eucarística.

No fim da missa foi anunciada a data do próximo Congresso, 19 e 20 de agosto de 2018. Cada fraternidade, com seus jovens, irá trabalhar, nos próximos dois anos, a espiritualidade Franciscana. Um representante de cada cidade rebeu um livro que contém subsídios para aprofundamento nos estudos sobre Francisco e Clara de Assis.

Ao final da celebração, todos receberam um Tau, lembrança para que o CONJUFRAN 2016 permenaça sempre na memória dos 500 jovens que se reuniram em Piracicaba. Após o almoço, os ônibus partiram para suas cidades.

Mais imagens do Congresso serão publicadas durante a semana na página evento do CONJUFRAN 2016.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Cúria Provincial - Província dos Capuchinhos de São Paulo)

Deixar um comentário
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do.