Tamanho do Texto:
A+
A-

Veja como foi o primeiro dia do Congresso da Juventude Franciscana 2016

26/07/2017 - 17h43
O CONJUFRAN aconteceu na cidade de Piracicaba. 500 jovens de 32 cidades participaram do Congresso.

Aconteceu na cidade de Piracicaba o Congresso da Juventude Franciscana 2016. Jovens de 32 cidades do estado de São Paulo estiveram reunidos na quadra de esportes do colégio Salesiano Dom Bosco Assunção, gentilmente cedido à Província dos Capuchinhos de São Paulo, para a realização do evento.

O dia começou cedo para os organizadores do Congresso.  Às 5h30 da manhã, voluntários foram ao trevo, na entrada da cidade, para recepcionar os ônibus que percorreram a noite, na estrada.

Após o café, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, igreja dos Frades em Piracicaba, os jovens seguiram em caminhada para a quadra de esportes do colégio. Frades e postulantes de nossa Província recepcionaram os jovens em um momento de oração inicial. 

Diante da cruz de São Damião, a qual Francisco converteu-se, Frei Maurício dos Anjos, organizador do evento, abriu oficialmente o Congresso.

Frei José Carlos de Oliveira foi o primeiro palestrante do dia. Falando sobre "Misericordiae Vultus, carta da Misericórdia na ótica Franciscana, por uma juventude mais missionária e misericordiosa", emocionou-se desde suas primeiras falas.

Vou pedir licença para você porque eu não sei cantar, mas tem uma música do Cazuza. Sua vida não é muito um exemplo a se seguir, mas diz tudo que eu quero passar para vocês hoje:

'Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade' 

Irmã Edir de Freitas e Irmã Dayane Rodrigues, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Allegany, falaram sobre como "Viver a misericórdia de Deus nos nossos dias". Irmã Edir trouxe, aos jovens, testemunhos de misericórdia e os provocou: "será que estamos sendo misericordiosos de verdade?". Alternando as falas, as irmãs cantaram músicas relacionadas ao tema.

Após o almoço, foi a vez do teólogo Fernando Altemeyer palestrar. Tratando sobre a "Laudato Si", foi enfatico ao falar sobre alguns temas da igreja.

Após a palestra do teólogo, Frei Carlos José Coltri organizou os jovens em grupos. Misturados, foi o momento de conhecer colegas de outras Paróquias, de distintas cidades. Os grupos debateram sobre as ações de sustentabilidade que podem ser feitas em cada região.

A noite, aconteceu a Via-Sacra da misericórdia. Com uma leve chuva, os jovens caminharam pelas ruas do bairro.

O dia encerrou com a apresentação da adaptação do musical "Chiara di Dio". Atores profissionais e voluntários atuaram na peça que emocionou o público.

Hoje, aconteceu uma celebração eucarística de encerramento, presidida por Frei Carlos Silva, Ministro Provincial. A missa foi transmitida ao vivo para a página dos Capuchinhos de São Paulo.

Em breve, mais informações sobre o segundo e último dia do Congresso. 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Cúria Provincial - Província dos Capuchinhos de São Paulo)

Deixar um comentário
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do.