Tamanho do Texto:
A+
A-

Encerrada a Assembleia dos Capuchinhos em Cuiabá

26/09/2017 - 23h03
Anual da Custódia São Francisco de Assis - Brasil Oeste, de 18 a 21 de Setembro de 2017.

Concluiu-se na quinta-feira, 21 de setembro, a assembleia dos freis capuchinhos que atuam no Mato Grosso e Rondônia. Iniciada no dia 18, ela aconteceu no auditório São frei Pio, na Casa de Formação São Francisco de Assis em Cuiabá, e reuniu 39 frades capuchinhos que a compõem esta circunscrição do Brasil-Oeste.

Coordenada pelo custódio frei Eliseu Menegat e conselheiros, nesta assembleia anual avaliou-se a caminhada da custódia e se programou o próximo ano, revendo os objetivos traçados no Plano Trienal de Atividades 2017-2019.

Na oportunidade, a mesma foi um ambiente propício e favorável para a formação dos frades. O assessor da formação foi o capuchinho frei Mariosvaldo Florentino, da custódia do Paraguai. O tema por ele assessorado foi a "Identidade e Pertença Capuchinha: não existe identidade sem pertença à Ordem". Ressaltando que, se os frades "não têm uma identidade clara, deixam de ser atraentes".

O assessor destacou o quanto São Francisco de Assis sonhou com uma Ordem de irmãos, enfatizando que "a vida fraterna é a primazia no nosso modo de viver e, sempre foi o bem maior da Ordem. Porém, sempre carregada pela tentação de fugir para o individualismo".

O capuchinho Mariosvaldo provocou muitas reflexões, como: "quem somos nós hoje? a partir de que somos reconhecidos? que ações possam nos gerar uma identidade? conhecemos nossa história?". Destacou que “a nossa história e a nossa tradição devem ser fontes de inspiração para as escolhas e inspirações futuras. O ser fraternidade é o nosso primeiro apostolado, viver juntos como irmãos menores. O apostolado não pode prejudicar nossa vida fraterna, mas a incentivar e a animar".

Os freis em assembleia receberam a visita do Provincial frei Nilmar Gatto, que recentemente foi eleito em Capítulo Provincial no Rio Grande do Sul. O mesmo expressou alegria em estar no meio dos frades da custódia agradecendo a acolhida e dando uma palavra de encorajamento, dizendo que é preciso caminhar sob a luz do lema:

“'abraçar o presente com alegria e a missão com esperança', criando clima de alegria dentro das fraternidades e ao mesmo tempo olhar para o futuro com esperança, o que nos chama a crescer em unidade e em sentimento de pertença".

Concluiu-se esta assembleia realizando a celebração Eucarística presidida pelo provincial frei Nilmar Carlos Gatto. O custódio frei Eliseu Menegat, proferiu sua palavra de agradecimento e deu por encerrada esta assembleia.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Kellycio Medeiros Pereira (Casa de formação São Francisco de Assis)

Deixar um comentário