Tamanho do Texto:
A+
A-

CAPUCHINHOS DO NORDESTE REALIZAM A III ETAPA DO CURSO DE ESPIRITUALIDADE DO BRASIL

23/08/2017 - 06h43
Participaram desta Etapa, onze Frades Capuchinhos, cinco Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, quatro Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento e uma Irmã Franciscana da Divina Providência

O Instituto de Espiritualidade Franciscana (IEFRAN), iniciativa das Províncias Capuchinhas do Nordeste, a saber, Nossa Senhora da Piedade da Bahia e Sergipe – PROBASE; Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil – PRONEB e São Francisco das Chagas do Ceará e do Piauí – PROCEPI, realizou na casa de encontro das Irmãs Salesianas, na cidade de Carpina – PE, no período de 02 a 22 de julho de 2017, a III Etapa do Curso de Espiritualidade Franciscana.

Participaram desta Etapa, onze Frades Capuchinhos, cinco Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, quatro Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento e uma Irmã Franciscana da Divina Providência, provenientes de diversos estados brasileiros: Pará, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e São Paulo. Graças à interação dos cursistas e a contribuição dos assessores se percebeu o despontar de uma nova aurora de estudos, acenando acima de tudo a necessidade de conhecermos sempre mais os fundamentos de nossa espiritualidade franciscana.

Esta etapa conclusiva teve a duração de três semanas. Os assessores e os seus respectivos temas foram: Teologia da Presença por uma Antropologia Franciscana (Fr. Antonio Mota, OFMConv.); Arte Franciscana (Fr. Marinaldo Caetano de Jesus, OFMCap.); Pensamento Medieval e Herança Franciscana   (Prof. Dr. Edivaldo José Bortoletto);.

Essa Iniciativa foi de grande importância, pois além do conhecimento da espiritualidade e da reflexão sobre o pensamento franciscano, ao longo das três semanas de estudo, pudemos fazer uma troca de experiências de fraternidade, oração, estudos, partilha e compromissos com os irmãos e as irmãs que conosco estiveram.

O curso nos motivou a partilhar, em nossas fraternidades e nos trabalhos missionários que realizamos, a riqueza das fontes franciscanas e clarianas que bebemos durante esse tempo. Além disso, nos impulsionou a buscar um aprofundamento nos estudos e na pesquisa científica em Teologia Espiritual e Filosofia Franciscana.

Agradecemos ao Altíssimo e Glorioso Deus pela oportunidade concedida, pelas experiências vividas e pelo dom do conhecimento aprimorado.  Reiteramos a nossa gratidão pela iniciativa das três Províncias Capuchinhas do Nordeste do Brasil; ao secretário do curso, fr. Igor Campos, OFMCap., que ao máximo se empenhou para o bom andamento de nossos estudos; aos assessores que, com competência e responsabilidade, nos apontaram novos horizontes. Desejamos que a semeadura do carisma franciscano e clariano, proporcionada pelo IEFRAN, possa ser fecunda na vida e missão de todos os irmãos e irmãs participantes deste ciclo e continue dando bons frutos nas turmas vindouras.

 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Josias José da Silva Neto (Convento Coração Eucarístico de Jesus)

Deixar um comentário
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do.