O que são missões populares?

 

As Santas Missões são uma experiência profunda e viva de Deus no coração das massas. É um jeito, uma iniciativa que uma comunidade toma para firmar e fortalecer a sua própria fé e, também, uma maneira de se conscientizar: um jeito novo de evangelizar hoje. “O nosso batismo nos põe em movimento. A nossa vida é para ser gasta em direção dos outros: Ide pelo mundo inteiro...”

Santas:

Porque são inspiradas na missão de Jesus de Nazaré, possibilitando “uma experiência profunda, existencial, envolvente com a Trindade Santa, fonte de vida e liberdade”. Porque é um tempo de graça, “tempo favorável por excelência, o dia da salvação” (2Cor 6,2).
 

O nome "Missão":

Porque é um tempo de andar, de sair, de ser enviado. Não para transmitir um conhecimento doutrinário-teórico sobre Deus. É, sim, um tempo especial de graça para ajudar a ver, conhecer e seguir Jesus Cristo “Caminho, Verdade e Vida”. Missão é viver em comunhão; é com-paixão, solidariedade e salvação. A missão é necessária porque há ainda muitas pessoas excluídas do banquete do Reino de Deus, da Festa (cf Lc 14,15-24 ).

Populares:

Porque acontecem no meio do povo e com o povo e a partir de sua realidade, de seus anseios e clamores. Porque o povo, a comunidade local, formada de homens e mulheres, jovens e crianças, é convidada a ser o sujeito histórico desta mesma missão. Porque são todos convidados à conversão de vida e para a transformação da realidade segundo a opção e proposta de Jesus no Sermão da Montanha.

Franciscanas:

O “ir pelo mundo” faz parte de nossa vocação. São Francisco tem consciência de que é um enviado: “E o Senhor me conduziu...” (Test I,2). Ele conheceu sua vocação quando ouviu o evangelho da missão. Nesse momento ele pode dizer: “É isto que eu quero, é isto que eu busco, é isto que eu procuro realizar de todo o coração” (1C22).

São Francisco faz a experiência do Filho de Deus missionário, deixando a glória do Pai, sendo enviado. É o Amor que se dá. Ser missionário, imitando Jesus Cristo, é participar desse movimento do Amor que se dá. O projeto franciscano de evangelização nasce da experiência do encontro com Jesus Cristo. Evangelizar é partilhar com todas as pessoas a experiência do encontro com o Senhor no Evangelho.

Por isso somos uma fraternidade itinerante. Convocados pelo Senhor, caminhamos ao encontro de nossos irmãos e irmãs servindo-os, na docilidade ao Espírito, na simplicidade e na alegria, anunciando Jesus Cristo, sua Justiça e sua Paz, celebrando a vida e a esperança.