Tamanho do Texto:
A+
A-

Curso Franciscano de Verão completa dez anos

26/01/2018 - 17h12
O curso, criado pelo capuchinho Frei José Carlos Pedroso, completa dez anos e é exemplo de elo da família franciscana.

Há dez anos a família franciscana tem um encontro marcado em uma cidade localizada a pouco mais de 200km de São Paulo. É na serra de São Pedro - SP que religiosos, religiosas, leigos e leigas dedicam o mês de janeiro para atender um apelo que ganhou força no Concílio Vaticano II: voltar as fontes.

O Curso Franciscano de Verão completa em 2018 dez anos de existência. Segundo Frei Pedro Cesar Silverio, que esteve na organização da primeira edição em 2008, o curso foi sonhado por Frei José Carlos Correa Pedroso que buscou atender uma necessidade da família franciscana “órfã” após o fim do CEFEPAL, Centro de Estudos Franciscanos e Pastorais para a América Latina, na cidade de Petrópolis – RJ, em 1994. O objetivo do frade capuchinho, falecido em 2015, era que o curso em São Paulo fosse como o realizado no Rio de Janeiro, não só acadêmico, mas também vivencial voltado a franciscanos de todos os lugares do Brasil e da América Latina.

Para Frei Marcos Roberto Rocha de Carvalho, diretor do Centro Franciscano de Espiritualidade de Piracicaba, que coordena o curso, o compromisso fraterno para uma formação mais concisa, amadurecida com a realidade do mundo em que vivemos, é o que direciona a equipe do curso nestes dez anos.

Há uma década franciscanos da América Latina voltam as suas origens e assim buscam viver melhor a sua vocação. Que os seguidores de Francisco e Clara nunca deixem de sentir a sede de beber das fontes dos pobrezinhos de Assis.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)

Deixar um comentário