Tamanho do Texto:
A+
A-

'Santa Missa Jovem': também somos Igreja hoje!

30/10/2017 - 12h46
Gabriel, Juliana e Jaqueline cantam músicas da Igreja e ajudam grupos de paróquias e comunidades.

Jaqueline, Gabriel e JulianaJaqueline Pallisser, Juliana Bueno e Gabriel Santos. São três os responsáveis por quase 12 milhões de visualizações na internet com o Santa Missa Jovem. Os amigos, que se conheceram em um grupo de jovens da Paróquia São Vicente de Paulo, em Londrina - PR, produzem conteúdos para o Youtube de um jeito simples: Jaqueline e Gabriel cantam, em cima de uma cama, músicas da Igreja. 

Acompanhávamos o Santa Missa Jovem e não conhecíamos a história, o seu propósito e o que ainda os motiva a se reunir (sim, eles moram cada um em uma parte da cidade) para não só evangelizar através das canções, mas enriquecer o repertório de grupos e ministérios de música das comunidades paroquiais espalhados pelo Brasil.

No almoço preparado para os frades na casa do Gabriel, quando perguntei em que momento eles tomaram consciência do alcance que o Santa Missa Jovem tomou, a tímida Jaqueline nos revelou que aconteceu em uma Semana Santa: "estavam usando o áudio do canal em uma procissão. Uma amiga me enviou e fiquei sem acreditar", disse.

Jovens e Frei MaurícioO Papa Francisco disse uma vez que os jovens precisam ser protagonistas da mudança. Uma fala do Gabriel muito me chamou atenção no delicioso almoço preparado pela sua família: “não queremos ser o futuro da Igreja, nós também somos a Igreja hoje! Queremos fazer a nossa diferença agora!”. E fazem! Nos vídeos, jorram comentários com pedidos de músicas, cifras e dúvidas sobre quem são eles. Gabriel é professor de matemática na UEL (Universidade Estadual de Londrina), Jaqueline trabalha na área de turismo, e Juliana, a responsável por gravar os vídeos, é pedagoga. O casal que canta não namora (embora muitos perguntem), os três amigos comentam que se sentem como numa família: "somos praticamente irmãos, amizade de longa data!"

Mais do que tudo, a parceria do Santa Missa Jovem com os Freis Capuchinhos foi inspiradora. Neste dia em Londrina, foi revigorante ver gente boa trabalhando para Jesus, eles e sua Paróquia – uma comunidade viva, orante, com uma linda igreja, lotada em pleno sábado após o feriado, comandada por um acolhedor padre colombiano!

​​Ações como o Santa Missa Jovem nos fazem crer na importância do protagonismo dos jovens na Igreja. Com eles preparamos uma playlist de músicas franciscanas - para celebrar o mês de São Francisco -  e duas Marianas - para o Ano Mariano. 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)

Deixar um comentário