Tamanho do Texto:
A+
A-

Aos 88 anos, falece Frei Antônio Victor

17/05/2018 - 11h16
O frei estava internado há cerca de 20 dias em Piracicaba - SP para tratar de uma pneumonia

Faleceu na manhã de hoje (17), aos 88 anos, o Frei Antônio Victor Dragunas. Ele esteve internado no Hospital dos Fornecedores de Cana, em Piracicaba - SP, tratando de uma pneumonia há cerca de 20 dias.

Frei Victor, como era chamado, nasceu em 23 de março de 1930 e entrou para a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos aos 18 anos, porém desde criança fazia parte do seminário de menores. O frei realizou a sua profissão perpétua em 1951. Na véspera do dia de Santo Antônio, em 12 de junho de 1954, foi ordenado padre.

Pioneiro no uso de equipamentos de informática

Frei Victor comemorou em 2018 setenta anos de vida consagrada. Ele residiu e trabalhou em diversos lugares: Penápolis, Glicério, Birigui, Votuporanga, Dracena, Marília, Santo André... dedicou-se, principalmente no atendimento pastoral aos doentes e àqueles que vinham em busca do perdão do Deus.

Ele viveu quase 50 anos no Convento Imaculada Conceição, em São Paulo, onde desenvolveu trabalhos na área da secretaria. Lá era conhecido pelo pioneirismo tecnológico, acompanhando de perto o surgimento do computador e da internet. Infelizmente, o Alzheimer que o acometeu não permitiu que acompanhasse o grande boom tecnológico e social a partir do surgimento dos smartphones. Além disso, foi por muitos anos o fotógrafo oficial da Província, eternizando para a história os momentos mais importantes da vida dos capuchinhos de São Paulo.

Presente de São Padre Pio para Frei Victor

Um livro de orações com dedicatória escrita por Padre Pio em 1954 foi enviado ao Frei Antônio Victor que era grande admirador do santo capuchinho. O Ministro Provincial, Frei Carlos Silva, também encontrou na época, entre os documentos presentes no quarto do frei quando se mudou, um rico material com fotos do santo de Pietrelcina. LEIA MAIS AQUI

O velório está acontecendo na Igreja dos Frades de Piracicaba (Paróquia Sagrado Coração de Jesus). Frei Victor será sepultado às 15h, no Cemitério da Saudade, na mesma cidade. Oremos pelo descanso deste amado irmão que parte para a casa do Pai para a sua páscoa definitiva.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)

Maria Isabella Gedeon Izar
19 de maio de 2018
O Frei Victor foi meu diretor espiritual durante alguns anos, se tornou meu amigo. Me deu bons conselhos sobre matrimônio, filhos, trabalho e como viver santamente. Gostava mto de ir à confissão, pois saia enriquecida com a sabedoria do Frei Victor. Um dia fui falar com o Pároco, Frei Alberto, da Igreja Imaculada, a respeito se permitiria missas ao meio dia, ele disse que não tinha sacerdote nessa hora mas que eu poderia falar com o Frei Victor, mas só iria permitir às Quartas-feiras. Falei com o Frei Victor a respeito do assunto e ele respondeu com o belo sorriso que sim e, todas as Quartas-feiras ele celebrava a missa. A boa lembrança que tenho do Frei Victor era o amor e a confiança que ele tinha por Nossa Senhora e pelo Pe Pio. E tb tenho boa lembrança o amor que ele tinha de ser sacerdote, usando batina todos dias! Obrigada meu amigo Frei Victor, pelos bons conselhos e suas orientações espirituais, serei eternamente grata! Frei Victor, agora que o senhor foi ao encontro do Bom Deus, interceda por minhas intenções e tb peça pela sua comunidade os Capuchinhos, para viverem santamente a vocação sacerdotal. Maria Isabella Gedeon Izar
Deixar um comentário