Tamanho do Texto:
A+
A-

IDE A JOSÉ!

Publicado por Frei Jonas Matheus | 18/03/2018 - 22:13

IDE A JOSÉ!

São José é a forma do homem justo plasmando sua existência cotidiana a luz da palavra de Deus, presente na Torá; por isso, temendo a Deus, recebe o dom da Sabedoria que está expressa na sua existência singela e honesta, como trabalhador, membro da linhagem do rei Davi, embora em modestas condições econômicas, mas cheio da graça de Deus, por isso é zeloso na amizade com o Ser Divino,  também é eleito pelo Senhor para guardar na história, os mais preciosos tesouros do eterno: o seu Verbo encarnado Jesus Cristo e a Imaculada Virgem Maria que é o modelo da Igreja.
As narrativas escritas por Mateus no Evangelho da infância para descrever a figura do Custódio do Redentor, utiliza-se da figura Bíblica do Patriarca José do Egito. Os Padres da Igreja sempre, nessa conexão, interpretaram O Sonho de José do Egito, o Sol e a Lua bem como os doze feixes de trigo se inclinando reverentemente perante ele, não propriamente em sentido literal, no entanto no sentido alegórico e cristológico: o José que sonha é o patriarca do Gênesis, porém o José sonhado é São José, pai putativo de Jesus e esposo da Virgem, perante o qual se inclinaram o sol, a lua e os doze feixes de trigo, respectivos símbolos de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos doze apóstolos junto à Igreja.
São João Paulo II, na exortação apostólica "Redemptoris custos", do ano 1989, apresentou à Igreja, a figura de São José não só no âmbito dos quadros evangélicos, outrossim como homem depositário do Mistério Divino, o justo e esposo, o que trabalha como expressão de amor e como patrono do  corpo mistico de Cristo no início do Terceiro Milênio, indicando a primazia da vida interior como obediência amistosa para com Deus pautada no modelo de São José. 
São José, patrono da Igreja e das famílias, rogai por nós!

Sobre o autor
Frei Jonas Matheus

Frade Capuchinho, natural de Capanema-PA. Licenciado em Filosofia. Autor de vários artigos e livros de Poesias, Filosofia e Teologia. Atualmente morando em Belém do Pará, se dedicando a conclusão do Bacharelado de Teologia.