Teologia Bíblica

SALMO DOMINICAL / Salmo 29 – Lágrimas da tarde

Salmo 29 – Lágrimas da tarde O salmo 29 apresenta a vida de fé dentro das molduras de um edifício glorioso, o Templo de Jerusalém, que era para o povo judeu sinal da presença permanente de Deus e da realização de suas promessas. O salmo é atribuído a…
Teologia Bíblica

Salmo 117 - A pedra que os pedreiros rejeitaram

Salmo 117 - A pedra que os pedreiros rejeitaram O salmo 117 no mundo judeu era considerado como uma descrição de uma cerimônia de agradecimento a Deus por haver livrado a alguém da morte. O agraciado ia até o templo com um animal e durante todo o ritual pronunciava palavras de agradecimentos…
Teologia Bíblica

Salmo 21 – inverno da alma e penumbra da solidão.

Salmo 21 – inverno da alma e penumbra da solidão. O Salmo 21 é descrito como um lamento individual e sempre foi relacionado com a narrativa da paixão de Jesus, com a finalidade de destacar que ele, Jesus, cumpriu Escritura em sua vida pública. A profecia cumprida coloca Jesus como o centro…
Teologia Bíblica

Salmo 125: semeando com lágrimas esperamos uma colheita de alegria

Salmo 125; semeando com lágrimas esperamos uma colheita de alegria Do Antigo Testamento, o livro dos Salmos é considerada uma das partes de mais difícilinterpretação, porque estamos lidando com a poesia hebraica e todas as suas dificuldades inerentes, como, por exemplo, um vocabulário…
Teologia Bíblica

SALMO DOMINICAL / Por Frei Ribamar Gomes

Salmo 33 “ O magnificat do Antigo Testamento” O Salmo que meditamos nesse 4º domingo da quaresma é denominado de salmo acróstico. O termo acróstico é bem freqüente no vocabulário da poética hebraica e se refere a poemas em que os versos sempre começam…