Tamanho do Texto:
A+
A-

Encontro Nacional de Comissão da Conferência dos Capuchinhos do Brasil-CCB

19/06/2017 - 17h54
Patrimônio e Bens Culturais dos Capuchinhos do Brasil

Nestes dias, 15 a 18 de junho, aconteceu em São Luís do Maranhão, o Encontro Nacional da Comissão da Conferência dos Capuchinhos do Brasil - CCB, a Comissão de Patrimônio e Bens Culturais dos Capuchinhos do Brasil, contou com os seguintes frades:  

Frei Liomar, Provincial da Bahia e Sergipe, Frei Luís Carlos, Provincial do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Frei Celso, da Província do Rio Grande do Sul, Frei Ulisses, da Província da Bahia e Sergipe, Frei Arles, da Província do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Frei Caetano, da Província de São Paulo, Frei Rubens, da Província do Brasil Central, Frei Osmar, da Província do Ceará e Piauí, Frei Joacy e Frei Lázaro, ambos da Província do Maranhão, Pará e Amapá, que foi a Província anfitriã.

O Primeiro dia de Encontro foi marcado pela presença de dois assessores: Professor Mauro Leray e Professor Alexandrey Melo, trabalharam temas como: Superar-se! Captação de Recursos e Projetos, Q.I. & Inteligência Emocional. Ambos superando as expectativas. Ao final do dia houve a experiência de ver de perto a grande realidade da cultura junina do Maranhão, Bumba Meu Boi, uma experiência fascinante e divertida.

O segundo dia, os Frades Celso e Ulisses, apresentaram para a Comissão e Colaboradores, funcionários e voluntários, a palestra com o seguinte tema: Conservação e Restauro, de forma competente e direta brindaram os presentes despertando o desejo e o interesse pelo tema tão necessário à Comissão. Logo em seguida aconteceu a visita ao Arquivo do Sebrae/MA. A funcionária Márcia, responsável pelo arquivo acolheu a Comissão, apresentou sua organização e acervo, fazendo muitos irmãos sonharem com Arquivos Provinciais semelhantes a este tão bem estruturado e divulgado. A tarde seguiu com mais visitas ao Museu Eclesiástico de São Luís, ao Palácio dos Leões e terminando no Complexo Arquitetônico do Reviver, Patrimônio Nacional da Humanidade pela UNESCO. 

O terceiro e quarto dias foram marcados pela visita ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e planejamento do próximo Encontro. O mesmo acontecerá no Rio de Janeiro, em junho de 2018.

A todos os membros da Comissão de Patrimônio e Bens Culturais do Brasil, nossa gratidão e orações por tão grande trabalho, nem sempre reconhecido ou recompensado, mas tão necessário à conservação e divulgação do carisma e história dos Capuchinhos do Brasil. São Francisco e Santa Clara, rogai por nós!

 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei José Lázaro Oliveira Nunes (Curia MA/PA/AP)

Deixar um comentário