Tamanho do Texto:
A+
A-

Frades Celebram São Francisco com Romaria

04/10/2017 - 17h49
Romeiros de São Francisco: 40 anos de fé e devoção rumo à Nova Assis

A Igreja Católica de Capanema iniciou na madrugada desta quarta-feira, 4 de outubro, a maior romaria da cidade, em homenagem a São Francisco de Assis. Ao longo do mês a paróquia matriz se preparou, para que a caminhada, que este ano completa 40 anos,  se torne um recanto de fé e oração, para melhor acolher os peregrinos vindos de toda à região do Estado do Pará.

Com o tema “40 anos de fé e devoção rumo à Nova Assis”, a tradicional romaria deste ano teve algumas novidades, uma delas foi à colocação dos dois monumentos que estavam faltando para completar o conjunto devocional de onze oratórios ao longo da caminhada.  Um deles foi colocação do monumento que simboliza o Marco Zero, em frente à Capela de São Francisco, no bairro EEOB e o outro próximo da rodoviária da cidade.    

Antes do início da romaria aconteceu uma pequena solenidade de descerramento da placa de inauguração do Marco Zero, com a fala de algumas pessoas, como a senhora Waldirene de Oliveira Cunha, coordenadora da Comunidade de São Francisco e a senhora Diomar Carneiro de Sousa, uma das primeiras a participar da romaria há 40 anos. Dentre as autoridades que se pronunciaram, o prefeito, Chico Neto saudou a população capanemense e parabenizou os católicos pela belíssima festa. Outro a se pronunciar foi senhor Valry Morais, ex-vereador da cidade e autor do decreto da lei que tornou a romaria um dia santo, portanto, feriado municipal. Após a solenidade os romeiros deram início a caminhada rumo à Nova Assis.

Era centenas de peregrinos que caminharam os 11 km para cumprir promessas até Nova Assis, zona rural de Capanema. Eles saíram às 02h50min da Capela de São Francisco e andaram cerca de quatro horas, fazendo as paradas obrigatórias diante dos Oratórios “Cântico das Criaturas”, para rezar e agradecer a Deus e a São Francisco pelas graças recebidas.

Esse ano a outra novidade da romaria foi à incorporação de 40 metros de corda que foi utilizado pelos os romeiros para puxar o andor que leva o santo. A corda é o elo entre São Francisco de Assis e os devotos.

A chegada à Capela de Nova Assis aconteceu por volta das 7h da manhã onde foi celebrada a missa campal, presidida por Dom Carlos e concelebrada por Frei Rodrigo, Frei Francesco e os diáconos. O entusiasmo dos devotos era imenso e nem mesmo o cansaço da caminhada foi motivo de desanimo para eles. Para Frei Rodrigo, pároco da Paróquia Matriz “Capanema entra na rota do turismo católico, tornando a cidade um ponto de encontro para todos os romeiros que vêm de todos os lugares, para agradecer, pagar suas promessas e fazer os seus pedidos à São Francisco de Assis”, ressaltou o religioso.  

No final da celebração Frei Francesco agradeceu a participação dos devotos e do apoio recebido pela Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Chico Neto, da Policia Militar, Policia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros.

 

Fonte: https://freirodrigodearaujo.blogspot.com.br/2017/10/romeiros-de-sao-francisco-caminham-ha.html

Por Frei José Lázaro Oliveira Nunes (Curia MA/PA/AP)

Deixar um comentário