Tamanho do Texto:
A+
A-

Frades Capuchinhos na Baixada Maranhense

03/02/2018 - 15h06
Pedro do Rosário - Diocese de Viana

Nesta quinta, 01 de fevereiro de 2018, Frei Eduardo Farias e Frei Lázaro Nunes, estiveram na Paróquia de São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora do Rosário, Diocese de Viana, na cidade de Pedro do Rosário, na Baixada Maranhense. Saíram de São Luís, pelo Ferry boat, Terminal de Passageiros da Ponta da Espera, às 6:00h da manhã, chegando no Terminal do Cujupe, Alcantâra-MA  às 7:30h. De lá dirigiram 89 km até a cidade de Pinheiro e mais 62 km até a cidade de Pedro do Rosário, chegando por volta das 10:00h da manhã.

A cidade tem 23.000 habitantes. Na área urbana há uma Igreja Matriz e 6 (seis) comunidades. Na zona rural um total de 148 (cento e quarenta e oito) comunidades (incluindo pontos de missas). A Paróquia é organizada em 9 (nove) setores. Possui um grande número de comunidades cristãs não católicas. Ao lado da Igreja Matriz, há o Centro Pastoral, local de habitação do saberdote. Contém um veículo de tração, único meio de transporte possível para alcançar todas as Comunidades.

Após uma calorosa acolhida pela Comunidade Paroquial e pelas Irmãs da Misericórdia, que ali vivem e trabalham há décadas, aconteceu uma reunião e uma visita nas comunidades e nos bairros da cidade. Concluiu-se com um alegre e delicioso almoço comunitário. O retorno para São Luís foi por outra via, pela cidade de Zé Doca, que fica a 63 km, (sem necessidade de utilizar o Ferry Boat) aumentando a distância consideravelmente, totalizando 360 km, porém com asfalto satisfatório.

Após tantos anos o Carisma Franciscano Capuchinho ainda é interpelado pelo Espírito, desafiado a mostrar toda a sua vitalidade e abertura ao serviço e a missão. Diante da carência desta porção do Povo de Deus, a Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, disse sim e neste sábado, 03 de fevereiro de 2018, Frei Eduardo Farias retorna para Pedro do Rosário, para permanecer nessa nova frente missionária. No próximo sábado, 10 de fevereiro, o Bispo Dom Sebastião e o Ministro Provincial Frei Sílvio de Almeida irão oficialmente inaugurar a presença Capuchinha na Baixada Maranhense. Frei Denilson Leray será o Primeiro Pároco Capuchinho na Diocese de Viana e Frei Eduardo Farias Vigário Paroquial. Enfim, é bom saber que se pertence a uma rica tradição de missionários e desbravadores, mas é ainda melhor saber que em nossos dias a história continua a ser escrita, em belas páginas.

Pede-se a todos que rezem e se mantenham em comunhão com os Frades Pioneiros nessa missão árdua e desafiante. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei José Lázaro Oliveira Nunes (Curia MA/PA/AP)

Deixar um comentário