Tamanho do Texto:
A+
A-

CELEBREMOS A FESTA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS!

Publicado por Frei Carlos Roberto Gozzi | 30/09/2017 - 10:21

“Exultando imensamente pelo mundo criado e redimido, São Francisco sentia-se unido por vinculo fraterno não só às pessoas, mas também a todas as criaturas, como ele mesmo as cantou com enlevo no Cântico do Irmão Sol” (Const. 105,1).

No mês de outubro temos muitas motivações para bem viver e celebrar a vida e missão como dom de Deus. A Igreja motiva todos os batizados a celebrar o Mês: do rosário e das missões. Nós franciscanos capuchinhos celebramos a festa de nosso seráfico pai São Francisco de Assis. É celebração da graça do carisma em que São Francisco de Assis recebeu de Deus e viveu profundamente. Ele foi apaixonado por Jesus Cristo e recebeu no seu próprio corpo as marcas da Cruz. Viveu intensa comunhão com o Senhor que deixou marcas em sua vida e em seu corpo.

O seu testemunho de amor ao Criador e a todas as suas criaturas encanta a tantos homens e mulheres de nosso tempo. Os franciscanos e franciscanas professaram seguir Jesus Cristo nas pegadas de Francisco de Assis. O cultivo da vida consagrada franciscana tem levado a testemunhar o diálogo aberto ao Senhor juntamente com toda a criação, a vivência da vida fraterna nos relacionamentos que se manifesta nos serviços às pessoas, o relacionamento fundamentado no despojamento de Jesus Cristo na encarnação, no sacrifício da cruz e na celebração da eucaristia. É a atitude humilde do Senhor que continua se doando a todos em nosso tempo.

Está sendo realizada a Semana de Oração pelas Vocações Capuchinhas, novenas e tríduos em preparação para a celebração da Festa de nosso Seráfico Pai. É tempo oportuno para a revisão de vida como consagrados franciscanos capuchinhos. Através de sinais e gestos motivar as pessoas a voltar-se para o Deus Criador e Redentor de toda a humanidade. Neste período, tem-se o costume de abençoar pessoas, animais e plantas por ocasião da Festa de São Francisco de Assis – o patrono da Ecologia. Em muitas de nossas comunidades paroquiais realizam essas práticas. Neste ano os freis de Curitiba estarão no Parque Barigui abençoando as pessoas e animais. É atender o apelo do Papa Francisco de ir ao encontro das pessoas e levar o Evangelho onde elas se encontram.

O triênio de 2014-2017 está sendo concluído em nossa Província e o resultado da vivencia é o que somos hoje. Tivemos a oportunidade de dar passos largos na direção do Reino, dedicando-nos a colocar em prática o que assumimos no último Capítulo Provincial. As decisões foram desafiadoras e agora estamos fazendo o exame de consciência do que foi realizado e olhando para frente com novas propostas para continuarmos crescendo em nossa vida e missão. O tema assumido é “Carisma e Missão” e o lema “Viver, servir e celebrar a nossa presença no Paraná, Santa Catarina e Paraguai”.

O Capítulo está sendo preparado pelos freis das equipes serviços constituídas com espírito franciscano, e seja tempo do Espírito Santo. Seja um novo Pentecostes em nossa Província. Também as fraternidades estão rezando pelo bom êxito do Capítulo Provincial e isso fortalece a nossa comunhão, a alegria da missão e continuar vivendo a comunhão fraterna.

Que o Senhor nos dê a Paz e o discernimento!

 

Frei Cláudio Sérgio de Abreu – OFMCap.

Ministro Provincial.

Sobre o autor
Frei Cláudio Sérgio de Abreu

Provincial da Província do Paraná e Santa Catarina