Tamanho do Texto:
A+
A-

CARTA DO MINISTRO PROVINCIAL DE BAHIA E SERGIPE AO BISPO ELEITO DE CARUARU-PE, DOM JOSÉ RUI OFMcap, POR OCASIÃO DA SUA NOMEAÇÃO.

10/07/2019 - 21h16
Carta do Provincial

Protocolo n° 0079

Salve, 10 de Julho de 2019 

É com alegria franciscana que acolhemos, nesta manha de hoje, 10 de julho de 2019, a notícia da transferência de Dom José Ruy Gonçalves Lopes, da Diocese de Jequié, na Bahia para a Diocese de
Caruaru, em Pernambuco. Por esta ocasião, abraçamos e felicitamos o nosso Dom Frei José Ruy, nosso bispo capuchinho! Ele sai das mãos fraternas de Santo Antônio e retorna para as mãos maternas de Nossa Senhora, sob a invocação de Nossa Senhora das Dores.


Dom José Ruy, até então, bispo diocesano de Jequié, é filho desta Ordem, da nossa Circunscrição da Bahia e Sergipe. Aqui, nosso confrade serviu à nossa Província, empregou a sua força juvenil na construção de convento, na restauração do patrimônio, na preocupação com a formação dos novos frades, sobretudo,
colocou os dons e os talentos para a difusão do Reino, a consolidação da Província e, ainda, na orientação aos irmãos, a fim de que nunca perdessemos a “chama do carisma" e o "nosso ponto de partida". Em 2012, foi escolhido para exercer a paternidade franciscano-capuchinha, na condição de Epíscopo.


Agora, como bispo em Caruaru PE, Dom José Ruy, absolutamente, levará todo aprendizado adquirido entre nós, Capuchinhos, toda partilha vivida com cada irmão, toda intuição de criatividade, toda
dedicação que sempre demonstrou pelas coisas de Deus e da lgreja, associado a sua notável experiência de zeloso pastor adquirida nos seus sete anos à frente do governo da Diocese de Jequié.


Certamente, o chamado a ser transferido para as terras pernambucanas para ser o quinto bispo e o primeiro bispo religioso na Diocese de Caruaru, faz jus à sua vocação religiosa, não estar apegado a nada e nem a ninguém, mas colocar-se a serviço da Mãe lgreja. Tenho plena convicção, será mais um serviço de humildade que a Igreja lhe pede e, como bom capuchinho, disse-Lhe sim!


Desejamos a Dom José Ruy G. Lopes, fazendo uso do seu lema episcopal, de "EX TOTO CORDE," que o Cristo Jesus, nosso Sumo e Eterno Sacerdote, invocado em nossas terras baianas sob o título do Senhor do Bonfim, seja sua grande recompensa na alegria, na paz e no bem. E mais, não lhe falte o olhar materno de Nossa Senhora das Dores, Padroeira da sua nova diocese.
Em nossa Cúria Provincial, aos 10 de julho de 2019
Fraternalmente;

Frei Liomar Pereira da Silva OFMCap

Ministro Provincial

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Rafael Silva (Cúria Provincial)

Deixar um comentário