Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos realizaram Encontro de Guardiães em Belém

17/05/2019 - 13h51
A Província Nossa Senhora do Carmo foi a anfitriã e acolheu frades de todo o Brasil

Nos dias 29 de abril a 3 de maio aconteceu em Belém, no Pará, o Encontro de Guardiães promovido pela Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB). Os guardiães são aqueles frades que dirigem uma fraternidade ou convento, zelando pela casa, colaboradores e frades. Participaram 35 frades, de 12 presenças dos frades capuchinhos no Brasil. A Província de Nossa Senhora do Carmo, que abrange as regiões do Maranhão, Pará e Amapá dispôs sua estrutura da casa do pós-noviciado e a assessoria do encontro ficou por conta de Frei José Ribamar e Frei Sílvio de Almeida, ministro provincial anfitrião.

Cada fraternidade capuchinha possui um frade com o ofício de ser guardião, nomeado pelo conselho provincial. Os guardiães são "animadores da própria fraternidade", conforme as Constituições Capuchinhas.

Durante o encontro os frades participantes puderam aprofundar com Frei José Ribamar, a partir de uma leitura bíblica, as vocações de Caim e Abel, Jonas e Moisés, numa comparação com a missão do guardião. Em seguida, Frei Sílvio aprofundou a partir de aspectos da teologia e da espiritualidade da Igreja a figura do guardião. 

Na quinta-feira (02), houve um passeio pela Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e pela Catedral de Belém para conhecer um pouco da espiritualidade dos paraenses e o encontro encerrou-se na sexta-feira (03) com a Santa Missa, logo pela manhã, e um momento de partilha com os frades participantes.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Smaley Fereira Sarmento (Convento São Francisco das Chagas - Pós-noviciado)

Deixar um comentário