Tamanho do Texto:
A+
A-

A singeleza no olhar da Família Franciscana de Minas

18/09/2019 - 07h26
Família Franciscana elegeu seus novos líderes para o regional de Minas

Paz e Bem! Já ouviu falar na Família Franciscana? Conhece essa família em Minas Gerais?
Nossa Família é composta por todos aqueles que inspirados e motivados a seguir o Cristo Pobre, no carisma Franciscano, sentem-se chamados a colaborar na construção de uma sociedade mais justa, humana e fraterna. Muita coisa tem acontecido com essa Família em Minas Gerais. Abaixo você poderá ficar por dentro das últimas atividades e dos atuais encaminhamentos dessa Família de Paz e Bem! As informações são de Frei Plínio Lukian, OFMCap e Frei Glaicon Givan, OFMCap.

Um olhar, uma missão, um recomeço...
 

Em 2007, em uma missão realizada no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, começou o renascimento da CFFB em Minas Gerais. Durante esses três anos, a coordenação buscou a interação entre os diversos ramos da família, promovendo missões nas periferias e locais em situação de risco; cursos na área de pastoral e espiritualidade franciscana; eventos celebrativos, como por exemplo, o Espírito de Assis; presença nos eventos particulares dos diversos ramos. Sobretudo a CFFB/MG ousou reconstruir as pontes entre os ramos da família, reacendendo o senso de pertença à Família Franciscana a partir da força do Carisma de São Francisco e Santa Clara. Movidos pela graça do Deus de Misericórdia, o Sumo Bem, cumprimos em Jesus Cristo, através da luz do Espírito Santo, a missão de reconstruir a CFFB/MG.
 
Ana Carolina Miranda, OFS 
Fernanda Cristina Gonçalves, JUFRA 
Fr. Christian Rodrigues da Silva Junio, OFM
Fr. Eduardo Vely de Mesquita, OFM
Fr. Plínio Lukian Leite, OFMCap
Ir. Yara Maria de Campos, IFS 
Licínio Andrade Gonçalves, OFS
 

Carta da Família Franciscana de Minas
 

Belo Horizonte, 17 de setembro de 2019
Festa da Impressão das Chagas de Nosso Pai São Francisco

 

... disse [Francisco] uma vez na oração ao Senhor: ‘Senhor, eu te recomendo a família que me deste’... E foi-lhe dito em espírito: “Eu não te escolhi porque eras um homem letrado e eloquente para cuidar de minha família, mas te escolhi simples, para que possas saber, tanto tu quanto os outros, que eu vou vigiar pelo meu rebanho; mas eu te coloquei como um sinal para eles, para que possam ver em ti as obras que eu faço em ti e também as façam. (Compilação de Assis, 112, 2.6-7)

 

Ao Conselho Diretor da CFFB,
aos membros da Família Franciscana de Minas Gerais e
a todos os irmãos e irmãs da Família Franciscana do Brasil,

Paz e Bem!

Entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro vivemos a nossa experiência missionária enquanto Família Franciscana, regional de Minas Gerais, na cidade de Juatuba com a colaboração das comunidades locais do Bairro Francelinos. Foi uma experiência rica de contato com o povo e de oração simples com aquelas pessoas. Nas inúmeras visitas, no partilhar das histórias e da vida e na prece elevada pela sinceridade dos corações nos tornamos fieis discípulos missionários de Jesus Cristo e, pela nossa espiritualidade, fizemos a experiência de nos colocarmos pobres com os pobres, partilhando com eles o sonho do Evangelho. Damos graças a Deus, o Sumo Bem, por tal missão.

Unidos, ainda, nesse espírito de serviço aos irmãos, realizamos a nossa Assembleia Ordinária Eletiva para a escolha da nova Coordenação Regional da CFFB para o triênio 2019 - 2022. Aos irmãos e irmãs que conduziram as atividades e animaram a Família Franciscana que está em Minas Gerais pelo triênio passado, nossa gratidão pelo bem que realizaram e a certeza da nossa oração fraterna. Sabemos que a reestruturação dos regionais foi um dos pedidos da Coordenação Nacional e demanda tempo e dedicação, contudo já temos feito um belo caminho enquanto regional e, ajude-nos Deus, que possamos progredir enquanto Família Franciscana que está em Minas Gerais na promoção da paz e na construção do bem.

Por isso, convido a cada irmão e a cada irmã para que, unidos na fraternidade, possamos caminhar na vivência do Evangelho a exemplo de nossos pais Francisco e Clara e sermos no mundo fieis luzeiros de esperança, humildade e amor ao próximo. Queremos estar em sintonia com o Conselho Diretor, com os Regionais da Família, as Ordens, com os Institutos, Entidades, Movimentos e a JUFRA para que nossa identidade carismática encontre a plenitude de sua expressão e promova o seu genuíno espírito. Cada irmão e cada irmã revelam a beleza e a força do Espírito que chamou Francisco e Clara e hoje, após mais de 800 anos, continua a chamar e fecundar a nossa Família no seio da Igreja, por isso as participações e colaborações são de grande importância.

Apresentamos, portanto, os irmãos que foram escolhidos para animar e coordenar os trabalhos do próximo triênio:

 Coordenador regional: Frei Glaicon G. Rosa, OFMCap;

 Vice coordenador: Otávio Tavares de Assis, JUFRA

 Secretária: Maria do Rosário dos Santos, OFS

 Tesoureiro: Irmã Maria Luengo Soblechero, FMM

 Conselheiros: Frei Jhonatan de Jesus Luiz, OFM (para tesouraria); Washington Lima dos Santos, JUFRA/OFS (para comunicação).

Confiamo-nos às orações de todos os irmãos e irmãs da nossa Família Franciscana e almejamos que nosso caminho seja feito na fraternidade que nos une.

Pela coordenação regional,

 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Douglas Leandro de Oliveira (Cúria MG)

Deixar um comentário