Reflexões

São José, esposo de Maria e patrono da Igreja

O Natal de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, é uma das festas mais importantes para os cristãos católicos. Ao celebrá-la, coloca-se em evidência uma das verdades nucleares de nossa fé: a Encarnação do Verbo divino, pois assim nos diz o Apóstolo Paulo: “Quando,…
Reflexões

Esta tarefa não é comigo

São minúsculos grãos de areia que desenham praias imensas; o mar é formado por pequenas gotas de água   No final dos seis simbólicos dias da Criação, Deus olhou sua obra e viu que tudo era bom (Gn 1,31). A bondade inicial daquela primeira manhã não…
Reflexões

Solidariedade

Estender a mão a quem esteja caído na rua da amargura. Socorrer a quem esteja sufocado pelo desânimo ou pelo sofrimento. Essas são atitudes cada dia mais raras e distantes do amor do ser humano. Estender a mão a quem se encontre perdido e longe da alegria e da paz de espírito também…
Reflexões

Encontro

Na vida existem encontros e desencontros. Os encontros podem ser programados, mas os desencontros acontecem quando menos se espera. Os encontros são oportunidades para conferir os talentos suficientemente produtivos de confiança, diálogo e até mudança na maneira de encarar a realidade.…
Reflexões

Corpus Christi: uma meditação despretensiosa

O sentido mais geral a que se pode aludir a respeito da solenidade de Corpus Christi é o de que, por meio dela, a Igreja celebra a certeza de que Jesus quis se fazer alimento para o nosso caminhar. Sendo assim, a solenidade do Corpo do Senhor é para ser celebrada e também é para ser prolongada.…