Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos de SP reunidos para discutir a formação na Ordem

04/07/2019 - 11h20
A 'Atualização Provincial' reuniu os frades capuchinhos de SP em São Pedro

Terminou hoje com o almoço a 'Atualização Provincial'. O encontro que por anos fora chamado de 'Reciclagem' reuniu os frades capuchinhos de São Paulo em sua casa de retiros na serra de São Pedro, interior do estado. 

Sob o agradável clima do Seminário Santo Antônio, os frades foram assessorados por 4 dias pelo Frei Jaime Rey, frade espanhol que é responsável por coordenar as discussões sobre a Ratio Formationis, documento da Ordem que visa unificar as diretrizes da formação dos jovens frades. De forma semelhante, em todo o mundo, como acolher, orientar e ajudar estes jovens frades respeitando suas culturas e contextos. “Entre o frade brasileiro, polonês ou africano há algo em comum, forte, uma identidade igual que une todos os capuchinhos”, explica Frei Jaime.

No diálogo com frades de todo o mundo, o documento vai sendo moldado. Ao final das falas do assessor, sempre haviam discussões (no bom sentido da palavra) nos corredores do Seminário. Isso reforça um dos objetivos da equipe que prepara esse documento: que ele seja um instrumento de reflexão e que seja construído de forma colaborativa, com frades de todo o mundo.

A Atualização também é um momento especial de fraternidade, onde os frades de diferentes cidades se encontram e partilham a vida.


Atualização (antiga Reciclagem) é o nome dado para o momento anual onde os frades recebem formação sobre temas que norteiam suas atividades. Um frade capuchinho precisa estar em constante atualização para servir melhor o reino de Deus.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)

Deixar um comentário