Espiritualidade

Homilia do XXIII Domingo do Tempo Comum - ano A - Frei João Santiago

XXIII Domingo do Tempo Comum - ano A - Mateus 18, 15-20 - Não há maior felicidade para nós humanos do que se sentir “um com outros”. Lembro-me de um frade que me dizia da sua maior felicidade quando criança: lançar-se entre seu pai e mãe no sofá para…
Espiritualidade

Homilia do XXII Domingo do Tempo Comum - ano A - Frei João Santiago

XXII Dom Comum Mateus 16, 21-27 - “Jesus começou a manifestar ... que precisava ir a Jerusalém”. A dose do remédio depende da gravidade da doença. Quando a batalha é grande, urge todos os esforços possíveis. Em Jerusalém reinava o “mundo” dos…
Espiritualidade

Homilia do XXI Domingo do Tempo Comum - ano A - Frei João Santiago

XXI Domingo do Tempo Comum (Mateus 16, 13-20) Por vezes fugimos de certas perguntas -  “.... Jesus perguntou a seus discípulos ... quem é o Filho do Homem? Responderam: ‘Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas’” (vv.…
Espiritualidade

Homilia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora - Frei João Santiago

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora (Ap 11, 19. 12, 1.3-6.10; Lc 1, 39-56) O pecado e a morte entraram na vida dos homens e mulheres: “... por um só homem o pecado entrou no mundo, e pelo pecado, a morte...” (Rm 5, 12). Houve uma promessa: a descendência da “mulher”…
Espiritualidade

Homilia do XIX Domingo do Tempo Comum - ano A - Frei João Santiago

XIX Domingo do Tempo Comum - ano A - Mateus 14, 22-33 “Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu” (Fernando Pessoa). A Palavra e o Pão: alimentos para travessias - “Logo depois,…