

1º Encontro Pan-americano dos Capuchinhos
Pela primeira vez os Capuchinhos de toda América se reuniram de forma presencial. Aconteceu de 1º a 8 de maio no Convento Santo Antônio, na Serra de São Pedro em São Paulo/SP, o primeiro Encontro Pan-americano de Capuchinhos. O evento contou com a presença de frades de todas as circunscrições da América representadas pela CCB- Conferência dos Capuchinhos do Brasil; CCA – Conferência Capuchinha Andina; CONCAM- Conferência dos Capuchinhos da América Central, Caribe e México e NAPCC- Conferência da América do Norte e Pacífico. Esteve presente também o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos frei Roberto Genuin que realizou a abertura do encontro. E também contou com a presença de alguns conselheiros gerais, sobretudo os conselheiros para as Américas.
A Província do Rio Grande do Sul estava representada pelo Ministro Provincial frei Nilmar Carlos Gatto e frei Daison Fermino de Sá, além da presença de frei Luiz Carlos Susin na assessoria do encontro. A Custódia Brasil Oeste MT/RO esteve representada pelo Custódio frei Gilberto Bedin.
O encontro teve como objetivo ajudar a reavivar o carisma nas Américas, com atenção às mudanças dos tempos e às urgências e apelos que vêm das diversas realidades do continente; revisar as estruturas de organização e gestão; aperfeiçoar os instrumentos de colaboração fraterna em diversas áreas e reorganizar as frentes de missão, fortalecendo a presença capuchinha tornando mais visível e relevante o carisma.
A assessoria do encontro foi realizada pelo Cardeal frei Seán Patrick O'Malley, Arcebispo de Boston nos EUA e membro da Conferência Americana, pelo Doutor em Teologia frei Luiz Carlos Susin da Província do Rio Grande do Sul e pelo Doutor em Teologia Frei Bernardo Molina, atualmente professor na Pontifícia Universidade Antonianum.
Para chegar até este encontro presencial, anteriormente foram realizados de forma virtual 4 Encontro/Sessões com todos os participantes e também aconteceram Pré-Encontros Pan-americanos com todos os grupos da Ordem como formandos, formadores, JPIC, pastoralistas.
A programação iniciou com a oração e logo após a Sessão de abertura presidida pelo Ministro Geral, ao decorrer do dia aconteceram às partilhas, apresentação das conferências e também confraternização com comidas típicas de algumas regiões do país. No encontro houve uma relembrança dos trabalhos, da missão e dos desafios enfrentados nas Conferências. Temas como missão, formação, colaboração e estrutura foram amplamente discutidos. Outro momento que ocorreu foi às conferências realizadas pelos assessores do encontro que explanaram sobre a contribuição carismática ao povo nas Américas.
Os frades ainda viajaram ao Santuário Nacional de Aparecida para a Missa presidida pelo Cardeal frei Seán Patrick O'Malley, sendo um momento profundo de fé e espiritualidade. Já no final do encontro os frades se reuniram para avaliar as propostas e sugestões a serem encaminhadas para o desenvolvimento da Ordem na América em relação aos temas abordados da missão, formação, colaboração e estrutura.
Ao decorrer da semana também aconteceu um momento bastante emocionante, onde ao final do dia foi rezada a oração de vésperas em memória dos freis que faleceram por decorrência da Covid-19.
O encerramento do encontro aconteceu com missa presidida pelo Ministro Geral frei Roberto Genuin.