25 anos de Missa Magnificat: Maria Missionária

25 anos de Missa Magnificat: Maria Missionária

Dia 12 de outubro em que comemora-se Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, os  Freis Capuchinhos em Cuiabá celebram a Missa Magnificat em honra mesma, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida na qual os freis atendem.  A missa teve como tema Maria Missionária.

Esse ano a Missa Magnificat completa 25 anos que vem sendo realizada. Ela nasce na Paróquia quando ainda ela ainda abarcava um total de 50 comunidades, o objetivo primeiro era juntar e celebrar algo em comum com essas comunidades. A missa chega em Cuiabá através do Freis Carlos Zagonel e Frei Valdir Schneider, eles que vindo do Rio Grande do Sul, onde acontece a Missa Maranata, resolveram trazer essa missa para Cuiabá porém com as caracteristicas próprias da região cuiabana, depois de um tempo o Frei Gilberto Bedin, na época como estagiário, deu continuidade a missa.

A missa então passou a ser celebrada na festa de Nossa Senhora Aparecida. O nome Magnificat remete ao Cântico de Maria após a visita do anjo Gabriel na ocasião em que ela visita sua prima Isabel.

O cântico de Maria
46Então Maria disse:“Minha alma proclama a grandeza do Senhor,
47 meu espírito se alegra em Deus, meu salvador,
48 porque olhou para a humilhação de sua serva.
Doravante todas as gerações me felicitarão,
49 porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu nome é santo,
50 e sua misericórdia chega aos que o temem, de geração em geração.
51 Ele realiza proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração,
52 derruba do trono os poderosos e eleva os humildes;
53 aos famintos enche de bens e despede os ricos de mãos vazias.
54 Socorre Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia,
55 — conforme prometera aos nossos pais
—em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.
(Lucas 1, 46-55)

A missa é toda ela teatralizada e cantanda, nesta edição foram 32 músicas cantadas, procurando sempre abranger o tema da Campanha da Fraternidade do ano corrente e algum outro emergente na sociedade atual. A realização desta missa envolve leigos, jovens, criança que se dedicam nesse projeto, sem nada de profissional mais com o esforço próprio.

O sentido maior da missa é o amor de Maria e sem perder o objetivo inicial, promover a  união das comunidades paroquiais, atualmente 25 comunidades. A realização da missa só é possivel a partir da doação de muitas pessoas, montagem de cenário e muitas outras coisas que precisam, mais tambem contando com a oração das pessoas que participam da novena que antecede a missa.

A missa aconteceu, em três horários durante o dia 12, sendo a primeira as 5h da manhã, a segunda a 9h30 com foco as crianças e por último as 18h. A missa das 18h foi celebrada pelo Arcebispo Dom Mário dando assim encerramento  a este dia festivo em honra a Nossa Senhora Aparecida.

Autor:
Frei Rubenil de Castro Oliveira, OFMCap
No items found.
Comente