36º Encontro de Pastoralistas dos Capuchinhos do RS

36º Encontro de Pastoralistas dos Capuchinhos do RS

Entre os dias 02 a 06 de janeiro aconteceu na Casa Frei Aldo Fardo, no Balneário Rosa do Mar – Passo de Torres/ SC, que é a casa de encontro dos frades no final e início de cada ano o 36º ENCOPA- Encontro de Pastoralistas, contando com a presença de diversos frades. Este encontro reúne os freis que atuam nas paróquias e junto a diversos trabalhos e serviços. Além de ser um momento fraterno, de reencontro e convivência dos freis, sempre são debatidos assuntos que contribuem com a vida missionária e pastoral.

O encontro iniciou com a missa de abertura presidida pelo Conselheiro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do RS frei Irineu Trentin e logo após os encaminhamentos dos próximos dias. No dia seguinte a missa foi presidida pelo Ministro Provincial frei Nilmar Gatto e logo após foram apresentados pelo Conselho Provincial e os diversos secretariados, os relatórios de atividades da metade do triênio.

Já na quarta-feira foi realizada a missa em ação de graças pelos frades jubilares de vida religiosa e de ordenação presbiteral do ano passado e foi presidida pelo frei Valdivino Salvador. No mesmo dia, frei Vanildo Zugno, realizou uma análise de conjuntura social e eclesial apontando pontos importantes que ajudaram os freis a refletirem sobre o momento atual. Ao final aconteceram partilhas e reflexões que enriqueceram o encontro.

No dia seguinte a missa foi presidida pelo frei Claudecir Fantini da Equipe Missionária e na sequência aconteceu um momento que é tradicional do encontro e muito bonito que são as partilhas das atividades realizadas junto às paróquias. Nesta manhã também conversaram sobre pontos importantes que poderiam ser levados na assembleia capitular em preparação ao Capítulo Provincial que acontecerá neste ano.

No último dia do encontro, o SAV - Serviço de Animação Vocacional com destaque para o ano vocacional de 2023; a equipe missionária; o TAU-04; o serviço de JPIC – Justiça, paz e integridade da criação e a missão realizada na Delegação Provincial do Haiti apresentaram relatório de suas atividades e quais são as projeções e projetos para este ano. O encontro foi concluído com missa realizada por frei Nilmar Gatto.

Frei Rafael de Lima, que é pároco na Paróquia Santa Teresinha em Fontoura Xavier, afirmou que: “ Foi um momento de integração dos frades da Província que trabalham nas mais diversas pastorais, um momento de nós partilharmos nossa vida, de podermos analisar a caminhada realizada no ano que passou. A análise de conjuntura ajudou    a avaliar a sociedade que vivemos para depois poder olhar para as nossas fraternidades e poder partilhar as experiências locais tendo como plano de fundo a análise feita. Então foi um momento de integração e reencontro para reavivar a chama do nosso carisma, o forte da nossa forma de vida que é a fraternidade, vivendo juntos, pois como diz as nossas Constituições: somos uma Ordem de irmãos. Por isso o encontro de verão é o momento de fortalecermos essa expressão, nossa forma mais própria de vida, que é sermos e vivermos como irmãos, e isso nos ajuda a fortalecer a  vida no decorrer do ano. Além do encontro, destaco ainda o fazer fraternidade, que nós fizemos nesse encontro, uma grande fraternidade provincial, esse é um momento forte de viver isso. Por fim, destaco que a presença do grupo de pós-noviciado sempre nos anima e nos incentiva para seguir com esperança porque sabemos que outros continuarão a caminhada e a missão”.

 

O frei Jean François Robensly, que estuda Teologia e reside em Canoas/RS sobre o encontro disse que: “Foi um encontro de muita formação, partilha e bem enriquecedor. Formativo porque trabalha temas relevantes e implica vários elementos para uma Província mais esperançosa. Aquelas apresentações que foram feitas em relação às perspectivas para a próxima década pelo conselheiro provincial foram bastante marcantes. As partilhas e interações foram muito importantes também porque ajudam pensar uma Província mais flexível ao olhar pela adesão e engajamento da juventude em vários âmbitos pastorais e ações sociais. Em síntese, o encontro foi muito enriquecedor ao escutar e acompanhar os projetos e serviços de cada Paróquia e Rede de Comunidades. A reflexão sobre a conjuntura social, política e eclesial leva pensar e olhar várias realidades que estão ao nosso redor e ajuda pensar ou repensar ações concretas para um novo modo de ser Igreja no mundo de hoje”.

O 36º ENCOPA foi coordenado pelo Secretariado de Pastoral que é formado pelo frei Edson Cecchin, frei Laércio Duminelli da Luz, frei Valdivino Salvador, frei Nilo Trindade e frei Natalino Fiorotti.

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente