37º Encontro dos Pastoralistas dos Capuchinhos do RS

37º Encontro dos Pastoralistas dos Capuchinhos do RS

Entre os dias 02 a 05 de janeiro aconteceu na Casa Frei Aldo Fardo, no Balneário Rosa do Mar – Passo de Torres/ SC, que é a casa de encontro dos frades no final e início de cada ano, o encontro o 37º ENCOPA- Encontro de Pastoralistas, contando com a presença de diversos frades. Este encontro reúne os freis que atuam nas paróquias e junto a diversos trabalhos e serviços. Além de ser um momento fraterno, de reencontro e convivência dos freis, sempre são debatidos assuntos que contribuem com a vida missionária e pastoral.

O encontro iniciou na tarde do dia 02 com um momento de oração e abertura do encontro. Logo após foi realizada a análise de conjuntura social e eclesial realizada pelo frei Luiz Carlos Susin que abordou diversas temáticas, apontando pontos importantes que ajudaram os freis a refletirem sobre o momento atual. Ao final aconteceram partilhas e reflexões que enriqueceram o encontro. Encerrando o dia aconteceu a missa presidida pelo Ministro Provincial frei Álvaro Mores.

Na quarta-feira a manhã iniciou com a missa presidida pelo frei Edson Cecchin, coordenador do secretariado de pastoral e na sequência aconteceu a partilha do Governo Provincial realizada pelos freis Álvaro Morés e Irineu Trentin, respectivamente Ministro e Vigário Provincial, onde abordaram as prioridades do triênio, bem como uma mensagem de esperança para os próximos anos. Logo após os freis foram divididos em grupos para debaterem alguns projetos que nortearão a atuação e as atividades dos Capuchinhos no triênio. Após os estudos, foram realizadas partilhas muito produtivas.

Já na quinta-feira foi realizada a missa em ação de graças pelos frades jubilares de vida religiosa e de ordenação presbiteral, sendo a mesma presidida pelo frei Nédio Pértile. No mesmo dia, aconteceram diversas partilhas como o texto do frei Gilmar Zampieri sobre a Laudate Deum. Pelo frei Matheus Fernandes da Silva a partilha do Projeto JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação). Frei Edson Cechin partilhou uma experiência da catequese realizada em Garibaldi. Foram ainda debatidos mais dois projetos do plano trienal, acontecendo reflexões importantes sobre a temática proposta. Para concluir a manhã de quinta-feira os freis contaram o que aconteceu de atividades e projetos desenvolvidos nas paróquias em uma profunda partilha. Ainda aconteceu relato do projeto TAU-04 (Testemunhas do Amor Universal de São Francisco de Assis) pelos freis Rodrigo Antunes de Lima e Cleiton Cruz de Oliveira e do Serviço de Animação Vocacional pelo frei Bruno Agostineto.

A sexta-feira iniciou com a apresentação da Campanha da Fraternidade 2024 que terá como tema Fraternidade e Amizade Social realizada pelos freis Natalino Fioroti e Valdivino Salvador, onde explanaram o tema. Na sequência aconteceu a partilha da Equipe Missionária realizada pelo frei Claudecir Fantini que apresentou como está a equipe e os encaminhamentos da missão deste ano. Frei Clair Zampieron, apresentou sobre a Romaria da Terra que acontecerá no mês de fevereiro em Ipê e sobre o Eremitério Frei Salvador, os freis Vandrigo Zacchi e Moacir Molon apresentaram as expectativas e atividades para este ano.

Neste ano também aconteceu a eleição para a composição do secretariado de pastoral. O mesmo é coordenado pelo frei Irineu Trentin e será composto pelos freis Laércio Duminelli da Luz, Miguel Debiasi, Alcides Cantídio Soares, Rafael de Lima e Vandrigo Zacchi.

Para concluir o encontro, foi celebrada missa presidida pelo frei Irineu Trentin que agradeceu também o trabalho realizado pelo secretariado cessante que era composto pelos freis Edson Cecchin, frei Laércio Duminelli da Luz, frei Valdivino Salvador, frei Nilo Trindade e frei Natalino Fioroti.

 

 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente