3ª Missão do Pós-Noviciado Capuchinho movimenta a Paróquia São Geraldo Magela, em Ijuí

3ª Missão do Pós-Noviciado Capuchinho movimenta a Paróquia São Geraldo Magela, em Ijuí

De 16 a 23 de novembro de 2025, a Paróquia São Geraldo Magela, em Ijuí (RS), recebeu a 3ª Missão do Pós-Noviciado da Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, reunindo frades em formação e já perpétuos, famílias acolhedoras e toda a comunidade paroquial. Sob o tema “Chamados a um esperançar” e o lema “Alegres na esperança”, a semana missionária mobilizou escolas, comunidades urbanas e rurais, serviços de saúde, grupos paroquiais e diversas frentes pastorais.

Durante a missão, os frades estiveram presentes em todos os espaços da paróquia, levando anúncio, escuta e esperança. Houve atividades nas escolas, alcançando crianças e jovens; visitas nas casas e às famílias, fortalecendo a fé e o diálogo; presença constante nas comunidades urbanas e rurais, celebrando e partilhando a vida; além de ações em hospitais, instituições de saúde e espaços de acolhimento, oferecendo conforto espiritual e proximidade fraterna a quem mais precisava. Ao longo da semana também aconteceram encontros com a catequese, coroinhas e grupos de jovens, promovendo diálogo sobre vocação e animação vocacional. No sábado, os missionários participaram de um belíssimo passeio às Ruínas de São Miguel, um momento de história, espiritualidade e contemplação que marcou profundamente o coração de todos.

O objetivo da missão foi celebrar a vocação e a vida dos frades, proporcionando à comunidade um momento fraterno ao estilo capuchinho de viver: presença simples, amiga e alegre, reconhecendo a dignidade de cada pessoa e o cuidado com a Criação. Assim, favoreceu-se uma maior aproximação entre as comunidades e os freis que, há 76 anos, caminham juntos, apontando horizontes de esperança e celebrando os oito anos da IV Semana e Jornada Vocacional.

No domingo, dia 23, aconteceu a missa de encerramento, presidida pelo Ministro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Frei Álvaro Morés, e concelebrada pelos freis da fraternidade, o pároco Frei Gilmar Azevedo e os freis Roberson Chiarentin e João Luiz Andrade. A missão reforçou o espírito franciscano de proximidade, alegria e serviço simples, especialmente junto às crianças, jovens, doentes e famílias.

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente