50 anos da morte de frei Salvador Pinzetta

50 anos da morte de frei Salvador Pinzetta

No dia 31 de maio de 1972 em Flores da Cunha/RS faleceu com 61 anos de idade e 26 de vida religiosa frei Salvador Pinzetta. Filho de Fiorentino Pinzetta e Isabela Romani, Hermínio Pinzetta foi crismado por Dom João Becker, em 1942, e decidiu entrar na Ordem Capuchinha com 34 anos. Fez o Postulantado em 1944 e vestiu o hábito capuchinho, adotando o nome de frei Salvador, em 05 de maio de 1945, iniciando o ano do Noviciado, em Flores da Cunha.

Como pós-noviço, em 1946 e 1947 viveu e trabalhou em Garibaldi. Retornou a Flores da Cunha, onde fez a profissão perpétua, em 06 de janeiro de 1949. De 1948 até falecer, viveu e atuou no Convento Sagrado Coração de Jesus em Flores da Cunha.

Destacou-se pela vida de oração, pela devoção à Eucaristia e pela extrema simplicidade de vida. Era verdadeiramente um homem de Deus. Nos últimos anos atuou na pastoral dos enfermos e como Ministro Extraordinário da Eucaristia.

Em virtude de seu testamento de Santidade, no dia 21 de fevereiro de 1978, o Ministro Provincial frei Ângelo Domingos Salvador, constituiu frei Adelino Gabriel Piloneto, vice-postulador da causa de beatificação de frei Salvador. Em 10 de janeiro de 1980 Dom Benedito Zorzi, Bispo Diocesano de Caxias do Sul autoriza e ordena o encaminhamento dos trabalhos, visando à introdução da causa de beatificação. Em 25 de julho de 2008 foi oficializado o pedido de introdução da causa. Com data de 14 de dezembro de 2009 a Congregação da Causa dos Santos declarou o prosseguimento para que a causa de beatificação e canonização prosseguisse. Mais tarde foi instalado o Tribunal Eclesiástico iniciando as audiências para o andamento efetivo do processo.

Em 26 de julho de 1988 com autorização diocesana os restos mortais de frei Salvador foram transladados para o interior da Igreja Nossa Senhora de Lourdes de Flores da Cunha e em junho de 1989 foi realizada a primeira romaria popular de frei Salvador ao Eremitério onde ele costumava se recolher para rezar. Desde então a devoção popular consolidou esta manifestação de fé, realizada sempre no mês de junho. A data de 12 de setembro de 2004 marca o início da celebração mensal de missa ao Eremitério, lembrando a piedade e a vida santa de frei Salvador.

Em 05 de junho de 2018 os consultores teológicos, em Roma aprovaram por unanimidade, conferindo o título de Servo de Deus. Já no dia 14 de maio de 2019 foi promulgado pelo Vaticano o Decreto que declarou Venerável o frei Salvador Pinzetta. Atualmente o processo de beatificação está em andamento.

No ano de 2018 por questões de saúde, Dom frei Ângelo Salvador deixou de ser o vice-postulador e assumiu em seu lugar frei Celso Bordignon. Nos dias atuais o vice-postulador da causa é frei Sergio Marcelo Dal Moro.

 Para saber mais sobre a vida e o processo de beatificação e canonização acesse o site https://www.freisalvador.org.br/ .

Oração

Ó Deus, que vos revelais aos simples e pequenos, ouvi a oração que vos fazemos por intercessão de Frei Salvador. Concedei-nos a mesma fé e boa vontade, a mesma simplicidade de vida, o mesmo espírito de oração e serviço. Dai-nos olhos limpos e coração puro, para perceber, como ele percebia, a vossa presença nas pessoas e no mundo. Glorificai-o, aqui na terra, com a glória dos santos, e dai-nos, por sua intercessão, as graças de que necessitamos. Amém.

A Romaria Frei Salvador neste ano acontecerá no dia 19 de junho com programação  iniciando às 7h com a acolhida dos Romeiros; às 8h benção da saúde no Eremitério; às 8h30min e 9h45min Celebração Eucarística. Ao meio dia almoço e às 13h30min início da caminhada até o Eremitério e concluindo às 15h com a Celebração Eucarística.

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente