53º Encontro de Formadores

53º Encontro de Formadores

O 53º Encontro de formadores – ENFORMA aconteceu entre os dias 9 a 13 de janeiro na Casa de Encontros frei Aldo Fardo em Rosa do Mar. Esse encontro tem por objetivo estudar temas relacionados à formação dos novos frades, e foi um momento de reencontro para fortalecer a vivência como irmãos e isto se deu através de momentos de convivência, celebrações, estudos, oração mental, partilhas de vida e confraternização.

O encontro iniciou no final da tarde de segunda-feira com a celebração eucarística e alguns encaminhamentos para a semana. Já na terça-feira foi o dia de partilhas da realidade da província, com apresentação do relatório provincial e dos secretariados. Quarta e quinta feira foram manhãs dedicadas para estudos e reflexões acerca da atualização do itinerário formativo, documento que orienta na formação de novos frades. Já na sexta-feira foi dedicado para o secretariado da formação inicial.

O tema central do ENFORMA deste ano foi sobre a atualização da Ratio Formationis Localis, trabalho já iniciado e refletido em outros momentos entre formadores e formandos, que é o documento aprovado pela Ordem e que rege a formação dos freis, destinado aos capuchinhos do mundo inteiro, sendo necessário a sua atualização em cada realidade, então foi refletido o sobre o novo itinerário formativo na Província do RS.

O encontro contou a presença do provincial, frei Nilmar Gatto e do vigário provincial, frei Evaldo de Freitas. Também estiveram presentes frei Eliseu Aiolfi da Custódia São Francisco do Brasil Oeste, frei Aldir Crocoli da Delegação São Frei Pio do Haiti, de formadores, pós-noviços e outros frades de outras frentes de missão da província. Na sexta-feira o encontro encerrou com a celebração eucarística presidida por frei Evaldo de Freitas.

Para o frei Sérgio Marcelo Dal Moro, que é formador na etapa do pós-noviciado: “Foi um encontro muito bom, destaco a presença dos jovens formandos, uma presença que dá uma vitalidade. O foco de todo encontro foi à redação final do projeto formativo, ou seja, a Ratio Formationis Localis. Foi um trabalho muito intenso e que ainda será preciso ajustar alguns pontos. Destaco ainda que é fundamental e de muita importância ter um caminho formativo atualizado para os formandos e formadores, para formar frades para servir a Ordem e o povo de Deus. O encontro foi muito positivo e nos próximos meses teremos o novo itinerário formativo para ser trabalhado na Província”. 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente