54º Encontro de Formadores

54º Encontro de Formadores

O 54º Encontro de Formadores – ENFORMA aconteceu dos dias 08 a 12 de janeiro. Na oportunidade estiveram presentes os responsáveis pela formação das diferentes etapas, o animador vocacional dos Capuchinhos do RS, demais freis e também freis que estão da etapa formativa do pós-noviciado. Esse encontro tem por objetivo estudar temas relacionados à formação dos novos frades.  Foi um momento de reencontro para fortalecer a vivência como irmãos e isto se deu através de momentos de convivência, celebrações, estudos, oração mental, partilhas de vida e confraternização.

O tema do encontro foi sobre a revisão da Ratio Formationis a ser implantada no modo Ad Experimentum, que é o documento aprovado pela Ordem e que rege a formação dos freis, destinado aos capuchinhos do mundo inteiro, sendo necessário a sua atualização em cada realidade. Dia 08 de janeiro o encontro iniciou às 18h com a celebração da eucaristia presidida pelo frei Doraci Tartari. Os momentos das manhãs foram para os estudos e as tardes para lazer e convivência fraterna.  No encontro ainda aconteceu a reunião com os membros do secretariado de formação inicial onde aconteceu a partilha das casas formativas e do serviço de animação vocacional, bem como o planejamento para este ano. 

O Ministro Provincial em sua mensagem destacou a importância de retomar com vigor alguns elementos da nossa vida como a vida fraterna e a vida apostólica, e darmos as mãos para juntos trabalharmos a animação vocacional. Também trouxe a importância de despertarmos o espírito de colaboração, elemento este que vem sendo trabalhado fortemente na Ordem, além de destacar alguns dados sobre a custódia Brasil Oeste e delegação no Haiti, além das partilhas de assuntos relacionados à Província e a temática do encontro.

Os frades avaliaram que o encontro foi ótimo, muito proveitoso, e a importância de ter revisado e levado em consideração todo o processo da construção do novo documento de processo formativo da província. Outro ponto positivo foram os momentos de oração mental que é muito significativo o resgate deste elemento carismático em nossos encontros. O Secretariado de Formação é coordenado pelo Conselheiro Provincial frei Evaldo Valdir de Freitas e composto também pelos formadores e o animador vocacional.

 

 

 

 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente