A formação em nossa Conferência e toda a Ordem
A FORMAÇÃO EM NOSSA CONFERÊNCIA E TODA A ORDEM:
A CAMINHO DO CAPÍTULO GERAL
Esteve reunido na Cúria Geral, entre os dias 22 a 30 de setembro, o Conselho Internacional de Formação. Composto por um Conselheiro de cada Conferência - além dos Secretários de Formação para toda a Ordem - os irmãos envolvidos trabalharam temas, tais como:
- o impacto da Ratio Formationis na Conferência;
- aspectos gerais ligados a formação inicial e o pós-noviciado;
- a Ratio Formationis Localis e os modelos formativos;
- a colaboração formativa;
- a formação dos formadores; além de
- considerações estatísticas ligadas a formação na Conferência e toda Ordem.
Com o encontro foi construído o Instrumentum Laboris que auxiliará nos próximos passos rumo ao Capítulo Geral, nos assuntos pertinentes a Formação, tanto permanente como inicial. A construção de um Relatório sobre a Formação é o objetivo final. Este objetivo se concretizará a partir dos trabalhos que esse Conselho seguirá fazendo nos próximos meses.
Durante estes dias tivemos a possibilita de compartilhar a nossa realidade de Brasil, mas, também ouvir e aprender com todas as demais que se fazem presentes nos diversos continentes onde estamos presentes. Para chegar a melhor análise possível da nossa realidade de Brasil, mas também de mundo, está sendo elaborado um questionário que em breve chegará a cada circunscrição. Esses dados irão fundamentar a elaboração do relatório final da CCB, que irá iluminar e fundamentar o ser do do Secretariado Geral de Formação. Este relatório geral será apresentado à toda Ordem no Capítulo Geral.
Os preparativos para o Capítulo Geral, em 2024.
Os Capuchinhos se encontram dando os primeiros passos para o Capítulo Geral. Este é um momento de intenso renovamento do vigor do Espírito Santo que sempre nos acompanha, além daquele de definir os irmãos que irão continuar a dar os passos no cuidado da Ordem espalhada em todo o mundo. Com o empenho de darmos nossa importante contribuição, enquanto uma das Conferências de maior número de frades, além de forte organização interna, fui sugerido a criação de uma equipe que reunirá e analisará os dados coletados a nível de CCB. Cada Conferência da Ordem teve a indicação de alguns nomes para trabalhar a sua realidade.
Por: Frei Adriano Borges de Lima, OFMcap
Conselheiro Internacional de Formação